
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Conte com a nossa ajuda para resolver o que você procura.
A ATPV é a sigla de Autorização para Transferência de Propriedade, documento necessário para realizar os serviços de Comunicação de Venda e Transferência de Propriedade, relativos ao processo de compra e venda de veículos usados.
A ATPV pode ser acessada em ambiente digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pode ser utilizada em formato impresso no caso de atendimento presencial. Saiba como obter a ATPV, clicando aqui.
O CRV é o Certificado de Registro de Veículo, popularmente conhecido como recibo ou DUT. Até 2020, o CRV era emitido em papel moeda na cor verde e trazia a ATPV no verso. Quem possui o CRV neste formato pode utilizá-lo normalmente.
Desde o início de 2021, a ATPV passou a existir separadamente do CRV. Quem, a partir de janeiro de 2021, realizou algum serviço que alterou o registro do veículo (alteração de características ou mudança de município, por exemplo) ou fez o primeiro registro do veículo teve acesso ao novo modelo de CRV, impresso em papel branco. A ATPV passou a ser um documento separado do CRV.
Toda pessoa que compra um veículo usado precisa transferir a propriedade do veículo para o nome dela, o que resulta na alteração do registro do veículo na base de dados do DETRAN-PE.
Para realizar a Transferência de Propriedade, é necessário um documento chamado Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV), que será assinado pelo comprador e pelo vendedor do veículo.
É possível fazer a Transferência de Propriedade de duas formas:
Importante
Mesmo que seja no formato digital, as duas últimas etapas da Transferência de Propriedade são feitas presencialmente: Vistoria e Atendimento pós-vistoria.