
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Conte com a nossa ajuda para resolver o que você procura.
Este serviço é destinado a quem deseja desistir da categoria A (moto) ou B (carro) durante o processo para tirar a Primeira Habilitação.
O serviço de Desistência de Categoria deve ser realizado impreterivelmente dentro do prazo de validade do processo de Primeira Habilitação.
Após a Desistência de Categoria, quem quiser ser novamente ser habilitado na categoria da qual desistiu, deverá abrir o serviço de Adição de Categoria.
Para adicionar as categorias A, B ou ACC, abra o serviço de Adição de Categoria, clicando aqui.
A realização de Exame Médico é obrigatória para qualquer alteração de categoria da CNH.
A Avaliação Psicológica é obrigatória para quem exerce ou pretende exercer Atividade Remunerada ao volante.
Sim. O comprovante de abertura do serviço (Formulário RENACH), disponibilizado no ato de abertura do serviço pela Internet, deve ser trazido em formato impresso (sem isso o atendimento não poderá ser realizado).
No momento de realizar o Exame Médico e a Avaliação Psicológica (se for o caso), é necessário levar a requisição destes exames, disponibilizada no ato de abertura do serviço pela Internet.
Para realizar o serviço de Adição de Categoria, clique aqui.
Para elevar a categoria da CNH, é necessário realizar o serviço de Mudança de Categoria, clicando aqui.
Para dirigir veículos como caminhão e ônibus, é necessário obter a CNH das categorias C, D ou E, abrindo o serviço de Mudança de Categoria. Abra o serviço de Mudança de Categoria, clicando aqui.
Para se candidatar a Mudança de Categoria da CNH, é necessário observar os seguintes requisitos:
A Mudança de Categoria da CNH, com ou sem Atividade Remunerada, para veículos das categorias C, D e E, requer a realização prévia do Exame Toxicológico (Lei Federal 13.103/2015).