Na manhã de hoje, 15 de maio de 2026, o Recife teve a primeira Operação de Trânsito voltada ao combate ao Feminicídio, evento que também foi realizado em Caruaru, na manhã do dia 14 de maio de 2026.
O objetivo da blitz educativa foi ajudar na prevenção de casos de violência contra mulheres no trânsito.
"O percentual de mulheres que se tornam condutoras já ultrapassa o percentual de homens. Diante desse fato, é importante combater a misoginia no trânsito, que também é um espaço de luta pela equidade entre mulheres e homens." , ressalta a chefe de Operações de Fiscalização de Trânsito do DETRAN-PE, Emília Gonçalves.

O número de condutores do sexo feminino cresceu aproximadamente 32% entre 2016 e 2025, passando de 568 mil para 751 mil condutoras. É uma porcentagem maior do que o crescimento do número de condutores do sexo masculino, que aumentou cerca de 22% no mesmo período, passando de 1.5 milhão para 1.9 milhão aproximadamente.
Conforme dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco registrou, em abril de 2026, uma redução de 85,7% de casos de feminicídio, em comparação ao recorte do mesmo mês, no ano de 2025.,
A fim de somar esforços nessa trajetória de redução dos índices de Feminicídio, o DETRAN-PE aproveitou o ensejo do Movimento Maio Amarelo e lançou a Operação de Trânsito em combate ao Feminicídio.
Em Recife, a blitz educativa aconteceu na Avenida Agamenon Magalhães, nas altura do viaduto da Av. Norte. Já, em Caruaru, a Operação foi realizada na Avenida Agamenon Magalhães, de frente ao Shopping Difusora.
Durante a blitz, foi distribuído material educativo e os homens foram orientados sobre como ajudar a evitar atitudes que podem evoluir para manifestações de violência contra a mulher e até mesmo para o feminicídio. Os agentes de trânsito, atuaram em conjunto com outros órgãos como o Instituto Maria da Penha, a Delegacia da Mulher, da Polícia Civil, Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a equipe de Cirurgia Buco-maxilo-Facial da Universidade de Pernambuco (UPE). "Os homens e as mulheres são parceiros na causa contra o Feminicídio", completa Emília Gonçalves.




