Na manhã de hoje, 15 de maio de 2026, o Recife teve a primeira Operação de Trânsito  voltada ao combate ao Feminicídio, evento que  também  foi realizado em Caruaru,  na manhã  do dia 14 de maio de 2026.

O objetivo da blitz educativa foi ajudar na prevenção de casos de violência contra mulheres no trânsito.

"O percentual de mulheres que se tornam condutoras  já  ultrapassa o percentual de homens. Diante  desse fato,  é  importante  combater a misoginia no trânsito, que  também é  um espaço de luta pela equidade entre mulheres  e homens." , ressalta a chefe de Operações de Fiscalização de Trânsito do DETRAN-PE,  Emília Gonçalves. 

O número de condutores do sexo feminino cresceu aproximadamente 32% entre 2016 e 2025, passando de 568 mil para 751 mil condutoras. É uma porcentagem maior do que o crescimento do número de condutores do sexo masculino, que aumentou cerca de 22% no mesmo período, passando de 1.5 milhão para 1.9 milhão aproximadamente.

Conforme dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco registrou, em abril de 2026, uma redução de 85,7% de casos de feminicídio, em comparação ao recorte do mesmo mês, no ano de 2025.,

A fim de somar esforços nessa trajetória de redução dos índices de Feminicídio, o DETRAN-PE aproveitou o ensejo do Movimento Maio Amarelo e lançou a Operação de Trânsito em combate ao Feminicídio. 

Em Recife, a blitz educativa aconteceu na Avenida Agamenon Magalhães, nas altura do viaduto da Av. Norte. Já,  em Caruaru,  a Operação  foi realizada na Avenida Agamenon Magalhães,  de frente ao Shopping Difusora. 

Durante a blitz, foi distribuído material educativo e os homens foram orientados sobre como ajudar a evitar atitudes que podem evoluir para manifestações de violência contra a mulher e até mesmo para o feminicídio. Os agentes de trânsito, atuaram em conjunto com outros órgãos como o Instituto Maria da Penha, a Delegacia da Mulher,  da Polícia Civil, Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a equipe de Cirurgia Buco-maxilo-Facial da Universidade de Pernambuco  (UPE). "Os homens e as mulheres são parceiros na causa contra o Feminicídio", completa Emília Gonçalves.

Voltar ao topo da página.