Dando continuidade ao cronograma de ações educativas para o mês de fevereiro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco realizou um painel de debates focado na segurança dos passageiros de motocicletas. O evento aconteceu no Rio Mar Trade center  e reuniu especialistas para discutir as diretrizes da campanha Garupa Consciente, reforçando que a segurança em duas rodas é uma decisão que começa antes mesmo de ligar o veículo. 

Para Carlos Valle, Presidente do Sincor-PE é imprescindível que haja cuidado no olhar para os garupas: “Começamos não de hoje, com um olhar mais atento à esse personagem, orientando quanto a conduta, pois colabora diretamente na condução correta e segura da motocicleta”, afirma Valle.  Destaca-se um ponto crucial abordado, a postura do garupa, que deve ser uma extensão do piloto, mantendo pés firmes nas pedaleiras e evitando movimentos bruscos ou distrações como o uso do celular.

A comunicação entre piloto e passageiro também foi pauta central, com a recomendação do uso de toques no ombro para avisos rápidos e o uso do sinal de alerta (levantar a mão esquerda) em casos de emergência ou condução perigosa. Além disso, foram reforçadas as normas de segurança como o limite de um passageiro por moto, a idade mínima de 10 anos e o desembarque sempre pelo lado esquerdo.

O painel de debates contou com a presença de autoridades de diferentes setores para uma visão ampliada sobre o tema. O debate foi mediado pelo Presidente do CETRAN, Walker Barbosa. Representando o DETRAN-PE, o Diretor de Fiscalização e Engenharia de Trânsito, Tibério Noronha e gerente de produção pedagógica do órgão, Rachel Curvello ; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Motocicletas por Aplicativos, Rodrigo Lopes; o Presidente do Sincor PE, Carlos Valle e o Diretor do Hospital da Restauração, Dr. Petrus de Andrade Lima.

Voltar ao topo da página.