O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco avança mais uma vez dentro dos aspectos tecnológicos. O E-Operacional (Sistema Oficial de Auto de Infração Eletrônico) foi desenvolvido pelo órgão com o objetivo de trazer modernização, praticidade e transparência para a Gestão Municipal de Trânsito. A plataforma apresenta ferramentas para emissão, gestão e acompanhamento de autos de infração eletrônicos em tempo real, traduzindo a padronização e conformidade Legal com as normas do Código de Trânsito Brasileiro e às diretrizes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A substituição dos talões impressos representa uma nova etapa para a unificação, já vigente, da segurança viária promovida pela gestão do DETRAN-PE, oportunizando uma maior eficiência operacional, precisão das informações, economia de recursos públicos, rastreabilidade completa e integração com a SNT, além da precisão de dados. O Diretor de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, Tibério Noronha diz ser um passo significativo para a segurança viária do Estado: “Trata-se de uma ferramenta que representa um marco na modernização da fiscalização, no fortalecimento da segurança viária e na redução de custos operacionais para toda a rede de trânsito do Estado”, expressou.
Os resultados da implementação nos Municípios de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe já são esperados, com a implantação do E-Operacional, os municípios passam a ter a fiscalização mais eficiente, redução de acidentes, aumento na sensação de segurança nas vias e uma gestão de trânsito embasada em dados reais e precisos. O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, expôs a satisfação em receber o projeto pioneiro no município "A plataforma deve facilitar o dia a dia dos nossos agentes pela agilidade e o controle de gestão que propõe. As atuações na fiscalização terão muito mais segurança e isso beneficia diretamente a população. Agradecemos ao DETRAN-PE e ao Governo do Estado pela abertura em implementar este projeto no Município".
Já o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral mencionou o avanço tecnológico como ponto crucial neste lançamento: "Saindo dos talões manuais e recebendo as funcionalidades do aplicativo, recebemos também mais segurança e celeridade nos processos, e sobretudo, transparência aos cidadãos. Com apenas alguns cliques, os agentes poderão desenvolver um trabalho muito mais ágil, e isso. Parabenizo a Governadora Raquel Lyra, todos que fazem o DETRAN-PE, em nome do presidente Vladimir Lacerda, pela iniciativa", pontuou Diego Cabral,