Ao todo foram 20 mil inscritos, 38 alunos contemplados, 12 professores e 12 municípios premiados.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), realizou o Concurso de Educação para o Trânsito com o objetivo estimular estudantes a realizarem produções escritas com a temática de trânsito, bem como encorajar os professores para o trabalho qualitativo e continuado de Educação para o Trânsito em sala de aula. A entrega ocorreu nesta terça-feira (25), na sede do DETRAN-PE, no bairro da Iputinga, com a presença do secretário-executivo de Ensino Médio da SEE, Paulo Dutra e a Adjunta da Superintendência da Receita Federal, Maira Giannico.
“Educar para o trânsito é investir no futuro. Este prêmio valoriza iniciativas que ultrapassam os muros da escola e impactam diretamente nossas comunidades. Ao apoiar professores e estudantes, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e com um trânsito mais humano”, comenta o diretor-presidente do DETRAN-PE, Vladimir Lacerda.
Com o tema, "Desacelere, seu bem maior é a vida", o Concurso voltado para alunos e professores foi dividido em três categorias: Redação, Prática Educativa e Relatório de Atuação em Rede Municipal com professores. Ao todo foram 20 mil inscritos, 38 alunos contemplados, 12 professores e 12 municípios premiados. Os classificados ganharam Iphones 16, smarthphones e prêmio pecuniários. Entre os participantes, alunos do Ensino Médio (1° ao 3° ano) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de cursos técnicos da Rede Estadual de Pernambuco. Os critérios para que os professores participassem eram simples, bastava estar em exercício profissional nas redes Públicas, Municipal e Estadual.
Através do convênio e da colaboração da Receita Federal, o VI Prêmio trouxe ainda mais apoio aos estudantes e professores participantes, "Ficamos muito felizes em ser parte de um evento tão importante, que promove a cidadania e a responsabilidade no trânsito. é uma alegria muito grande poder incentivar e colaborar a responsabilidade no trânsito por meio do nosso programa 'Receita Cidadã'", declarou Maira Giannico ao DETRAN-PE e ao público presente na solenidade.
Paulo Dutra expôs o sentimento de gratidão pela parceria com o órgão e destacou a importância do empenho das escolas para este projeto em mais um ano: " Para a Secretaria de Educação é muito importante ter parceiros como o DETRAN-PE, os alunos levarão, com certeza, este conhecimento para a vida. Estar aqui hoje, com 32 redações nota 1000 é gratificante.".
Entre as premiações, Iphones 16, smartphones e valores pecuniários. Os itens presenteados só foram possíveis graças à parceria com a Receita Federal que realizou a doação dos objetos ao DETRAN-PE.
“O Prêmio DETRAN-PE de Educação para o Trânsito representa a essência da nossa gestão: trabalhar com propósito, diálogo e responsabilidade. Alunos e professores são protagonistas dessa mudança, e premiá-los é reconhecer que a educação é o caminho mais eficaz para reduzir sinistros e preservar vidas.”, comenta o gerente da Escola Pública de Trânsito, Aurino Francisco. Para o aluno que conquistou o 1º lugar do pódio em Redação - representando a cidade de Maraial-PE - Fernando Vinícius, a educação muda vidas, e está mudando a dele.

Representando as diretorias do órgão, estiveram presentes o Diretor-Presidente, Vladimir Lacerda, o Diretor de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, Tibério Noronha, a Diretora de Gestão, Adriana Mertens e o Diretor Jurídico, Bruno Girão. Pela equipe de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Aurino Francisco, Gerente da Escola Pública de Trânsito, Rachel Curvelo, Gerente de Produção Pedagógica, Ary Felipe Brito, Chefe de Unidade de Integração com a Rede de Ensino, Elideusa Mendes da Costa, Analista de Trânsito e Ruben de Santana Mendonça, Agente de Trânsito.
Após análises pela comissão julgadora, os alunos melhores classificados na categoria 'Redação' foram, respectivamente:
1º LUGAR Fernando Vinícius da Silva Wanderley - Escola de Referência em Ensino Médio Fábio da Silveira Barros - Maraial
2º LUGAR Emanuel Davi Venceslau Serafim - Escola de Referência em Ensino Médio Santa Terezinha - Santa Terezinha
3º LUGAR Heydy Kayllany do Nascimento - Escola de Referência em Ensino Médio Gov. Eduardo Campos - São Lourenço da Mata
Na categoria 'Prática Educativa', destacaram-se, respectivamente:
1º LUGAR Milena Vanessa de Almeida - Creche Alvina Cabral de Souza Campos - Condado,
2º LUGAR Naiara Araújo dos Santos - Escola Mun. em Tempo Integral Daniel Berg - Petrolina,
3º LUGAR João Adolfo Cavalcanti Coelho - Escola Mun. Professora Eliete Araújo de Souza - Petrolina
Finalizando com os classificados na categoria 'Atuação em Rede com professores da rede Municipal- Parcial' foram indicados, respectivamente:
1º LUGAR Rafael Victor de Lima Borba - Carpina
2º LUGAR Verônica Sobral Almeida Amaral - Solidão
3º LUGAR Jarquinaide Maria Barboza Leite - Ibimirim
4º LUGAR Josiane Dias da Silva Melo - São Vicente Ferrer
No resultado absoluto,
1º LUGAR Washington Gutemberg Mota de Araújo - Palmares
2º LUGAR José Carlos Gonçalves - Feira Nova




