![]()
![]()
![]()
Com o objetivo de fortalecer a segurança viária e levar mais ações de educação de trânsito para os condutores pernambucanos, o Departamento Estadual de Trânsito realiza, nesta sexta-feira (31), os cursos gratuito de "Pilotagem Defensiva para motociclistas de aplicativo" e a 2ª edição do curso “Superando o Temor de Dirigir”, 100% voltado para mulheres.
"A intenção é reduzir o risco de acidentes e promover uma convivência mais segura entre motociclistas, pedestres e demais condutores, além disso queremos valorizar os profissionais que utilizam a motocicleta como instrumento de trabalho e às mulheres habilitadas que sentem-se inseguras na condução de um veículo", comenta o diretor-presidente, Vladimir Lacerda.
A capacitação para motoristas de App acontece das 8h30 às 12h, na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na sede do órgão, já o ‘Superando’ será das 8h às 13h no pátio de provas C e D dentro do órgão.
Pilotagem Defensiva
Durante o curso, os participantes recebem orientações práticas e teóricas sobre técnicas de pilotagem segura, direção defensiva, uso correto dos equipamentos de proteção e posturas adequadas no trânsito. A capacitação tem 08 horas/aula.
Lições sobre situações de risco, postura para evitar sinistros, pilotagem em condições adversas e posicionamento da motocicleta na via fazem parte do treinamento. Já na parte prática, tem apresentação do uso correto de equipamentos, e exibição de aceleração, desaceleração, equilíbrio, curva e frenagem. A importância do uso de capacetes, viseiras, óculos protetores e vestuário de proteção também fazem parte da capacitação.
Para participar, entre outros requisitos, é preciso ser maior de 18 anos, habilitado na Categoria A e não estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada. Para frequentar as aulas é preciso usar calça comprida, blusa de manga e sapato fechado. É necessário apresentar a CNH e portar capacete próprio.
Superando o Temor de Dirigir
Dados fornecidos pelo setor de Estatísticas do DETRAN-PE evidenciam que as mulheres compõem grande parte do trânsito do Estado de Pernambuco, só em 2024, o órgão contabilizou 473.038 condutores do sexo feminino além de que as condutoras demonstram maior prudência: números apresentados de 2023 - pelo Portal de Estatísticas ONSV - indicam que, dos condutores envolvidos em ocorrências nas rodovias federais, apenas 12 % eram mulheres, enquanto os homens representaram 88 % dos envolvidos.
Para elas, Superando o Temor de Dirigir ajuda a compreender gatilhos que causam medo e trabalha, junto às participantes, técnicas que contribuem para que dirijam com mais segurança, prudência e até mesmo aborda práticas para lidar com emergências usando os conceitos de mecânica básica. A aula teórica acontece de forma remota com um profissional da área de psicologia.
Com o objetivo de transmitir segurança às condutoras, Superando o Temor de Dirigir engloba conceitos teóricos e práticos sobre o cotidiano no trânsito, bem como técnicas para dirigir com mais prudência, como lidar com emergências. O curso tem carga-horária total de 10 horas/aula. Para participar, as alunas precisam ser maiores de 18 anos, residir no Estado de Pernambuco e possuir CNH.
Novas turmas
As inscrições das respectivas aulas já foram encerradas, mas novas turmas estão com inscrições abertas para novembro. As próximas aulas para a nova edição do Curso voltado para mulheres acontecem nos dias 06/11 e 27/11 enquanto o Curso para motoristas de aplicativo acontece no dia 28/11.
Para se inscrever basta acessar os links: https://www.detran.pe.gov.br/curso-de-pilotagem-defensiva-recife para pilotagem defensiva, e https://www.detran.pe.gov.br/curso-superando-o-temor-de-dirigir
para ‘Superando o Temor de Dirigir”.