Com o objetivo de identificar e compreender as causas e os gatilhos do medo de dirigir mais comuns entre mulheres, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco oferece gratuitamente o curso 'Superando o Temor de Dirigir', especialmente para elas. Dados fornecidos pelo setor de Estatísticas do DETRAN-PE evidenciam que as mulheres compõem grande parte do trânsito do Estado de Pernambuco. "Apenas em 2024, o órgão contabilizou 473.038 condutores do sexo feminino além de que as condutoras demonstram maior prudência. Os números apresentados de 2023 - pelo Portal de Estatísticas ONSV - indicam que, dos condutores envolvidos em ocorrências nas rodovias federais, apenas 12 % eram mulheres, enquanto os homens representaram 88% dos envolvidos", comenta o gerente da Escola Pública de Trânsito, Aurino Francisco.
Primeira turma
Nesta sexta-feira (19) aconteceu a parte prática da primeira turma com alunas que já tinham realizado as aulas teóricas. No geral, as abordagens compõem cinco módulos, construindo assim uma base a partir da teoria com uma breve contextualização histórica das questões de gênero na condução veicular, tópico pertinente para criar um ambiente acolhedor e de confiança entre as participantes.
O curso engloba conceitos teóricos e práticos sobre o cotidiano no trânsito, bem como técnicas para dirigir com mais prudência, como lidar com emergências usando os conhecimentos passados em mecânica básica. As aulas levam também percepções de emoções que envolvem o medo de dirigir: definição, manifestações e distinção entre aspectos racionais e irracionais. Além disso, o curso imerge em conceitos de controle espacial do veículo, artifícios que colaboram para estacionar de forma adequada e o tempo de reação para tomar decisões rápidas e precisas em possíveis casos de emergência.
As próximas turmas acontecem nos dias 17 e 24 outubro (aulas teóricas) com inscrições no link https://www.detran.pe.gov.br/sempre-alerta-detran/cursos.