![]()
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, representado pela Superintendência de Informática, composta por Cláudio Clécio, Chefe da Unidade de Sistemas, Andrea Leite, Gerente de Sistemas e Leonardo Ferreira, Líder Técnico da equipe de Interfaces e Experiência do Usuário, esteve presente na Edição 2025 do Prêmio Conip Digital - o qual reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos. Nesta edição, o DETRAN-PE elaborou um projeto digital que ficou entre os 15 finalistas, tendo sido selecionado dentre 74 projetos.
A escolha do projeto elaborado pelo órgão se dá pelo fato de que, em fevereiro de 2025, seu site institucional recebeu o Selo de Acessibilidade Digital concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, alcançando um índice de 99,4% no preenchimento dos critérios de Acessibilidade Digital, além de ser o primeiro do Governo de Pernambuco e o primeiro DETRAN do Brasil à possuir esse selo baseado em padrões e critérios reconhecidos internacionalmente pela WCGA: diretrizes internacionais de Acessibilidade em ambientes Web.
Promover iniciativas relativas à Acessibilidade Digital para pessoas com deficiência é um dos grandes focos da gestão do Diretor-Presidente Vladimir Lacerda. "Todos nós somos pessoas com eficiências e com deficiências. Por isso, a Acessibilidade Digital deve ser uma causa de toda a coletividade". Cláudio ressalta o apoio da Diretora de Atendimento Ana Teresa Alves Vieira e de toda a equipe de Superintendência de Informática por terem imergido na elaboração do Projeto que consolida a Experiência do Usuário como marca do Design e da Arquitetura dos sistemas do DETRAN-PE: "Este projeto não teria sido possível sem que tivéssemos o suporte e união dos Departamentos do DETRAN-PE, aceitando o desafio e nos ajudando a geri-lo e gerá-lo".
![]()