Entre as iniciativas, a Campanha Motociclista Consciente para prevenção de acidentes com motos

O Dia do Motociclista, lembrado no último dia 27 de julho, se tornou oficial apenas no ano passado, em outubro, através da Lei 15.006/2024, sancionada pelo presidente Lula, que institui a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, sendo este o primeiro ano da sua realização. A data traz a conscientização sobre a segurança no trânsito, visando reduzir acidentes envolvendo motocicletas.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as motocicletas respondem por pelo menos 25% dos sinistros e a mais de 30% das fatalidades no trânsito. O Dia do Motociclista é uma data para celebrar a paixão pelas motos, mas também para reforçar a importância da direção segura e responsável. “É um momento para refletir sobre a importância da conscientização no trânsito e buscar um convívio mais harmonioso entre todos os usuários das vias”, comenta o diretor-presidente, Vladimir Lacerda.

Para marcar a data, durante todo o mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito realiza ações como blitz educativa na Região Metropolitana e no interior do Estado. Entre as atividades, programação com o Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto do Agreste, com atuação em cidades como Lagoa do Ouro, Terezinha, Jucati, Caetés, Jupi, Bom Conselho, Iati e Calçado. 

 

Além disso, nesse domingo (27), a equipe de educação do trânsito do DETRAN-PE realizou mais uma edição da Campanha Motociclista Consciente, em que o DETRAN armou uma blitz educativa com entrega de material informativo e sorteio de capacete, ocorrendo nesse dia na Rui Barbosa. Além disso, em julho, a Escola Pública de Trânsito do DETRAN realizou duas edições do Curso Básico em Pilotagem Defensiva voltado para os profissionais que realizam serviços de entregas utilizando motocicletas. A formação é totalmente gratuita e já tem novas edições programadas, nos dias 21 e 26 de agosto.

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.