Sinal de proibido beber, sinal de trânsito pare, texto sobre alcoolismo e uso de drogas que não combinam com direção.

DETRAN-PE através da Comissão de Ética enfatiza sobre conscientização quanto ao uso de drogas e álcool.

 

Art. 2º Este Código objetiva:
[…] II - estimular condutas profissionais irrepreensíveis, sob o ponto de vista da honradez, honestidade, transparência, retidão e boa-fé; e
Art. 6º É vedado aos servidores:
[…] VIII - ocupar-se de assuntos particulares durante o expediente que possam prejudicar a produtividade da unidade.


20 de fevereiro - Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data foi estabelecida pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre os danos causados pelo consumo de drogas e álcool.
 Uma das esferas da vida do acometido mais afetada é a ocupacional, segundo a OIT, cerca de 5% dos trabalhadores são dependente de álcool, visto que o álcool deprime o sistema nervoso e, dessa forma, afeta o desempenho das atividades motoras essenciais a realização das atividades laborais, além de reduzir a acuidade visual, capacidade de concentração e raciocínio (CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL, 2022).


Diante disso, a Comissão de ética sente a necessidade de abordar a temática para prevenção, conscientização e apoio pois, entre os possíveis prejuízos vinculados a atuação de trabalhadores alcoolistas estão a elevação do absenteísmo, dificuldade de relacionamentos interpessoais, perda de produtividade e qualidade do trabalho, aumento da ausência durante o expediente de trabalho, aumento dos riscos de acidentes ocupacionais.

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.