O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou, no último dia 03 de dezembro, um dia solidário em prol da saúde. O órgão realizou uma Campanha de Doação de Sangue para o Hemope. A ação aconteceu no setor de Psicomédica e foi aberta ao público.
“Estamos na segunda edição da Campanha, que contribui para a reposição dos estoques do banco de sangue do Hemope. A ação representa um ato de empatia e solidariedade", comenta o diretor-presidente, Vladimir Lacerda. Os estoques de sangue do Hemope estão baixos em todos os grupos sanguíneos. Essa situação pode comprometer o atendimento de pacientes em emergências, procedimentos cirúrgicos e tratamentos que exigem transfusões. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado é destinado a pessoas com doenças hematológicas, câncer, submetidas a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
O Hemope segue necessitando de doações de sangue, pois o período de festas de final de ano compromete o estoque que atende todo o Estado. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho). Também tem que respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.