Foto colorida de auditório durante palestra

Ações priorizam reflexões sobre atuação no trânsito

e reforçam as medidas de combate à violência contra a mulher

No Maio Amarelo, movimento pela conscientização da redução de sinistros no trânsito, o Detran-PE destaca o protagonismo feminino com eventos que reforçam e contribuem para o empoderamento da mulher e da mãe. A primeira atividade ocorreu nesta segunda-feira (6), no auditório do órgão, com a palestra “Igualdade de gênero na empresa” proferida por Greici Vidaletti, coordenadora de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Comunicação da Monte Rodovias. A programação prossegue com mais palestras, blitz educativas, ações em parques, bares e faixas de pedestre. Cidades do Interior também vão receber o 'Detran por Toda Parte' com a prestação de serviços e programação educativa. Este ano, o Maio Amarelo tem como tema “Paz no Trânsito começa por você”.

Nesse sentido, o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, informou que a programação inclui uma semana inteira de palestras. “Priorizar a mulher, contribui para o reconhecimento da capacidade feminina como condutora de veículos, desmistificando preconceitos”, declarou. Logo no início, a Turma do Fom-Fom, trupe de artistas educadores de trânsito, fez uma abertura informal, marcada por músicas descontraídas e breve apresentação do tema. No começo da explanação, Greici destacou que a partir do início da administração das rodovias Rota do Atlântico (CRA) e Rota dos Coqueiros (CRC), houve uma redução média de 50% de sinistros nas vias.

A palestrante reforçou que a empresa está “presente nas estradas para minimizar impactos e contribuir na redução de sinistros” e salientou a participação feminina na operação. 70% do quadro funcional é formado por mulheres, 50% da diretoria é do sexo feminino e, especialmente em Pernambuco, tanto a CRA quanto a CRC são presididas por mulheres. Ela ainda ressaltou a constante promoção de campanhas de segurança no trânsito e demais ações de empoderamento, como debates, por exemplo.

A programação tem continuidade nesta terça-feira (dia 7), com o lançamento do sinal Detran na “Rota de proteção: diga não à violência contra a mulher”. Trata-se de uma identificação visual, por meio de um gesto, que permita a agentes e demais afins, identificarem situações de violência contra a mulher durante uma blitz de trânsito. Ambas as atividades serão no Auditório da sede do Detran-PE, bairro da Iputinga – Recife.

Já na quarta (dia 8), tem palestra sobre “Mecânica básica para mulheres” e “prevenção de acidentes com motos”. Na quinta (9), o tema será “Mulher no transporte, sim, e daí?”, e na sexta (10), outro assunto relevante, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) será tratado: “TEA e as mães no trânsito” com orientações para que agentes da fiscalização saibam realizar uma abordagem adequada durante as blitz, quando houver, principalmente, crianças com TEA no veículo. A data também marca o Dia do Agente de Trânsito, que será lembrado durante o evento. As atividades do Maio Amarelo se estendem por diversas cidades do interior, da segunda (13) ao dia 31, com o Detran Por Toda Parte, que oferece prestação de serviços à população, fora das instalações físicas do órgão.

Foto de auditório durante palestra

Foto da turma do Fom-Fom durante evento

 

Equipe feminina da Fiscalização com diretores do Detran-PE

Diretoria do Detran-PE com palestrante

Motoclube Mulheres no Asfalto durante evento

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.