Capacitação prepara para atuar em sinistros nas vias públicas, mas com abrangência ampliada para ocorrências diárias
Algumas manobras iniciais de socorro podem contribuir para salvar uma vida. Valorizando a questão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu, gratuitamente, nesta terça-feira (26), o primeiro curso de “Noções Básicas de Primeiros Socorros no Trânsito”. O treinamento consistiu em dotar os participantes de conhecimentos primários para atuação em casos de sinistros, garantindo a manutenção das condições vitais, até a chegada de atendimento especializado. O curso foi realizado na Escola Pública de Trânsito do órgão (EPT), no Recife.
“Contribuir para a preservação da vida é o que buscamos todos os dias, levando conscientização e educação de trânsito para a população”, afirma o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano. A capacitação contou com 8 horas/aula, em dois turnos, das 8h às 16h, desenvolvidas com parte teórica e parte prática, ambas ministradas pelo sargento Lindomar Rodrigues, da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar.
Entre os pontos abordados, o instrutor explicou como agir em situações de desmaios, como identificar a respiração, como verificar a artéria carótida, além de posicionar corretamente a vítima e proceder os estímulos dolorosos para provocar reação. O conteúdo programático incluiu ainda, sinalização do local do sinistro, acionamento de recursos de socorro à vítima, cuidados necessários com a vítima (o que não fazer).
O próximo curso em primeiros socorros está previsto para 25 de abril, com 40 vagas, aberto a pessoas com mais de 18 anos. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site do Detran-PE – https://www.detran.pe.gov.br/sempre-alerta-detran/cursos. A seleção dos participantes segue a ordem de inscrições.
Fotos: Peu Ricardo