Capacitação serviu para atualização de conhecimentos e aproximação do órgão com credenciados
Psicólogos de clínicas credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) de todo o estado participaram, nesta sexta-feira (22), do Workshop “Raciocínio Clínico”, que abordou a interpretação integrada de resultados de testes psicológicos no contexto do trânsito. Coordenado pela Gerência de Psicomédica do órgão, o treinamento aconteceu no Auditório do Detran-PE, no bairro da Iputinga – Recife, com duas turmas, reunindo em torno de 130 participantes. A primeira, pela manhã, e a outra, no período da tarde.
No início das atividades, o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, destacou o empenho do órgão na busca por melhorias, inovações e atualizações. “Estamos construindo uma gestão voltada para ouvir mais, criar um elo de maior proximidade com os credenciados e construir consensos para chegar ao entendimento”, revelou. Já o diretor de Operações, Adriano Francisco, avaliou que a aproximação ajuda na resolução de problemas, e destacou que o setor de Psicomédica do Detran-PE é exemplo para órgãos de outros estados.
O workshop foi ministrado pelo psicólogo Ivan Rabelo, Mestre em Psicologia, Doutor em Ciências, Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho e Inteligência Artificial aplicada à mineração de entrevistas. Na apresentação, ele reforçou a importância de que a “avaliação psicológica precisa ser realizada por pessoas com preparo para isso”. O programa do curso trouxe as atualizações em avaliação psicológica da atenção, cognição e da memória. Ainda abordou a importância da aplicação, correção e interpretação integradas dos resultados dos testes psicológicos para o trânsito.
A gerente de Psicomédica do Detran-PE, Luciana Cardoso, afirmou que a ideia é fazer uma gestão compartilhada, investindo em capacitações. O encontro também serviu para um breve relato sobre o programa Tranquiliza, lançado pelo Detran-PE em dezembro do ano passado. A psicopedagoga, Glícia Campos, explicou que o programa consiste em acolher os candidatos ao exame prático de direção veicular, para transmitir mais segurança e tranquilidade. O workshop Raciocínio Crítico foi realizado em parceria com a Nilapress, editora e centro de pesquisa, e a Parceira Plus, consultoria de Recursos Humanos.
Fotos: Peu Ricardo