Foto colorida de palestra no Detran-PE

 

Iniciativa visa beneficiar a população, além de adotar

prática solidária e incentivar o voluntariado

 

No Dia do Voluntário, comemorado hoje (5), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu palestra sobre doação de sangue, em parceria com o Hemope. O encontro reuniu servidores e estagiários, como etapa preparatória para uma grande mobilização de doações, prevista para o dia 21 de dezembro, nas dependências do Detran-PE, bairro da Iputinga, no Recife. Na apresentação, realizada no Auditório da sede do órgão, foram abordados os pontos principais para o ato de doar, além de esclarecer dúvidas dos participantes.

O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, esclareceu que a iniciativa de selecionar um dia para doações é “um gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas, assim como uma conduta correta no trânsito que contribui para a preservação das vidas”, exemplifica. A assistente social da Captação do Hemope, Gabriela Ortega, destaca que “uma única bolsa de sangue pode salvar de três a quatro vidas”.

Durante a palestra foram apresentadas informações sobre tempo de doação, mitos, condições e exames realizados no material coletado, entre eles, sífilis, hepatite B e C e doença de Chagas. A data prevista para a campanha de doação no Detran-PE coincide com o período de redução de bolsas, que habitualmente ocorre no final e começo do ano, conforme informações do Hemope.

Além de programar um dia para doações, o Detran-PE tem realizado outras ações em conjunto com o Hemope. A mais recente, foi o apoio no transporte de material coletado, partindo da cidade de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, para o Recife. A atuação do Detran-PE, com os batedores do Grupamento de Trânsito de Motociclistas (Gtram), permitiu reduzir o tempo da viagem de 2 horas para 37 minutos, garantindo a preservação das propriedades necessárias para o uso adequado do sangue.

Fotos: Filipe Alves

Foto de palestra no auditório do Detran-PE

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.