Sala de aula com alunos da Escola Pública de Trânsito

 

No Mês da Pessoa Idosa, as aulas do projeto 'Trânsito Cidadão' desta sexta-feira

foram voltadas para alunos que não tiveram acesso a educação em idade própria

 

Dentro da perspectiva de ampliar a proteção e educação na circulação de veículos para condutores e pedestres, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) abriu uma nova frente, nesta sexta-feira (27), levando conteúdo reformulado para integrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo contou com participantes de idades variadas e perfis diversos, dispostos a aprender e ampliar os ensinamentos já adquiridos.

"Dentro do Mês da Pessoa Idosa, abrimos espaço para aulas de trânsito para esse público, juntamente com outros alunos adultos da escola municipal. A ideia é trazer para dentro do Detran motoristas em geral para trabalharmos a prevenção", comenta o diretor-geral, André Trajano. Com 25 vagas, a capacitação, que integra o programa Trânsito Cidadão, ocorreu das 8h30 às 11h30, na Escola Pública de Trânsito (EPT), no bairro da Iputinga – Recife, com alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.

Os estudantes foram os primeiros da EJA a frequentar a Escola de Trânsito, após sua reabertura em setembro. Na manhã de hoje, eles puderam utilizar simulador de direção, participaram de jogos instrutivos, vivências com óculos que simulam embriaguez e de realidade virtual, além de competições educativas, sempre tendo a segurança no trânsito e a conscientização para evitar álcool e direção como ponto fundamental. Verônica Santos, gostou da experiência e pretende “passar para familiares e amigos o aprendizado”.

Pelo Trânsito Cidadão são desenvolvidas atividades de reflexão sobre comportamento seguro na posição de pedestre, ciclista e motorista direcionadas a um trânsito mais harmonioso para todos. Para os integrantes da EJA são abordadas questões mais específicas, como a segurança do idoso nas travessias das ruas, gentileza e solidariedade no trânsito e a inclusão do idoso nos transportes como ciclista, motociclista e motorista. Participam pessoas acima dos 15 anos de idade que nunca frequentaram uma escola ou que não concluíram os estudos. A abrangência inicial do programa Trânsito Cidadão inclui estudantes de 14 a 17 anos, das redes públicas municipais e estaduais. Para participar do programa basta a escola solicitar agendamento, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e aguardar a confirmação.

Alunos do EJA no simulador de direção

Atividade com óculos que simulam embriaguez

Aluno usando óculos que simulam embriaguez

Sala de aula da EPT com alunos da EJA

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.