Evento esclarece as funções, atribuições e a importância do sistema na prestação de serviços à população
Pela primeira vez, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou um evento para detalhar o sistema de controle interno da instituição. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (6), no Auditório da sede do Detran-PE, no Recife, com palestra da coordenadora de governança da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Cristiane Ferreira. O encontro se estendeu durante toda a manhã, com a presença do diretor presidente do órgão, Carlos Ferreira, do diretor-geral, André Trajano, da assessora especial de Controle Interno, Glauce Silva, gestores e servidores de diversos departamentos.
Na abertura, o presidente Carlos Ferreira destacou a necessidade de desmistificar os mecanismos de controle interno. “Erroneamente, é difundido que serve para fiscalizar, quando na verdade, neste novo governo, a intenção é orientar na execução dos serviços”, explica. Ele também ressaltou que o Detran-PE faz história com a realização do evento para esclarecer e promover mais integração entres os setores, para garantir serviços mais aperfeiçoados à população. A assessora Glauce Silva, reforçou que o controle interno é um trabalho conjunto e agradeceu a disponibilidade da Diretoria em todo processo de implantação.
Com o tema: “Controle Interno no âmbito do Poder Executivo Estadual”, Cristiane Ferreira iniciou a explanação falando da origem da área no Detran e dos mecanismos da governança: liderança, estratégia e controle. Também tratou sobre os desafios de um controle interno, entre eles, superar riscos e ofertar um bom serviço à sociedade, e reforçou a importância de não confundir Controle Interno com Auditoria.
Em seguida, Glauce apresentou o planejamento do Controle Interno do Detran-PE, que inclui o Programa de Integridade e duas novidades: a formação de uma Comissão de Ética, pela primeira vez no órgão, criada no final de agosto, e a Comissão de Implantação do Plano de Integridade, também composta no fim do mês passado. As ações do planejamento também incluem monitorar demandas, emitir recomendações preventivas e elaborar planos e relatórios anuais. O evento foi finalizado com palestra da gerente de Gestão de Pessoas da SCGE, Karla Mialaret, sobre “Implicações da Comunicação no clima organizacional”.