Foto colorida de motociclistas em treinamento

Treinamento reforça a prevenção de acidentes e contribui para a melhoria da qualidade do trânsito

As técnicas de pilotagem e atitudes de respeito e cuidado para um trânsito seguro integraram o conteúdo do curso Pilotagem Defensiva, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nesta quarta-feira (30), para condutores habilitados na categoria A (veículos de duas ou três rodas). A capacitação, gratuita, aconteceu no Centro Educacional de Trânsito da Motoparts (CETM), no bairro de São José, Centro do Recife, empresa parceira que cedeu o instrutor.

Com quatro horas/aula, o curso ofereceu parte teórica e prática, desenvolvidas no mesmo local e que permitem aperfeiçoar as competências de pilotagem de motocicletas. Entre as teóricas, situações de risco, postura para evitar sinistros, pilotagem em condições adversas e posicionamento da motocicleta na via. Já na parte prática, estava incluído o ajuste de equipamentos, inspeção preventiva, troca de pneus, circulação, parada e estacionamento.

Em um dos pontos do curso, o instrutor Hugo Oliveira destacou o artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define os equipamentos e posturas de segurança para motociclistas. O uso de capacetes, viseiras, óculos protetores e vestuário de proteção são citados entre eles. A capacitação contou com 21 motociclistas, que receberão, posteriormente, certificados de participação emitidos pelo Detran-PE.

Jéssyca Fernandes, motociclista de aplicativo e futura instrutora de trânsito em uma autoescola, foi uma das capacitadas. Moradora de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e há dois anos portadora da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, ela procurou o curso para agregar conhecimento, pilotar com mais segurança e da forma correta. “Foi muito proveitoso, aprendi coisas novas como tirar os vícios corporais adquiridos no dia a dia”, apontou.

O curso de Pilotagem Defensiva do Detran-PE tem turmas mensais e as inscrições podem ser feitas pelo site do órgão no link: https://www.detran.pe.gov.br/curso-de-pilotagem-defensiva-recife. Para participar, entre outros requisitos, é preciso ser habilitado na Categoria A e não estar com a CNH suspensa ou cassada. Já para frequentar as aulas é necessário usar calça comprida e sapato fechado. A próxima turma, prevista para o dia 06 de setembro, possui 35 vagas e já está com as inscrições abertas. A capacitação integra as iniciativas do Detran-PE de levar mais ações de educação de trânsito para os condutores pernambucanos.

Foto de motociclistas treinando em circuito

Foto colorida de instrutor em sala de aula

Foto colorida de motociclistas em treinamento

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.