Fotografia colorida com participantes da reunião, dispostos de pé, lado a lado

Reunião realizada na Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), no Recife, com representantes do Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), abordou questões ligadas a perícias nos processos de transferências irregulares de veículos. Além de estreitar as relações entre as instituições, o encontro foi útil para conhecer o funcionamento da Corregedoria e da emissão de documentos referentes a veículos e habilitação.

A conversa girou em torno dos exames grafoscópicos e documentoscópicos, necessários para o desenvolvimento das perícias que baseiam o relatório final dos peritos do IC. Geralmente, a documentação submetida às perícias incluem a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), recibos de vendas e autenticação de assinaturas, quando suspeitas de falsificação.

Participaram da reunião, o corregedor do Detran-PE, André Ângelo da Silva, e equipe, e o chefe do Laboratório de Documentoscopia e Grafoscopia Forense do IC, Osiel da Silva, acompanhado de peritos do setor. Entre os assuntos tratados, processos de documentos de transferência, finalidade do QR Code da ATPV, digital, chancelas em documentos e papel de segurança para impressão foram discutidos.

Durante as discussões foram tratados temas ligados, além da Corregedoria, às gerências de Registro de Veículos, Habilitação de Condutores, Recursos Humanos (RH), Fiscalização de Trânsito e Superintendência de Tecnologia da Informação. Cada um foi abordado de acordo com sua função e a responsabilidade que desempenham nos procedimentos internos e externos, essenciais para as transações legais de compra e venda de veículos ou emissão de documentação.

Fotografia colorida com participantes dispostos em volta de mesa de trabalho

 

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.