A manhã de hoje (1º), no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), foi dedicada aos moradores da comunidade do Barbalho e áreas adjacentes, com o Dia da Cidadania no Detran-PE. A ação disponibilizou, na sede do órgão, no Recife, mais de 40 serviços para os habitantes da região. A iniciativa, que teve a participação de organizações públicas e privadas, ofereceu alguns serviços gratuitos e reuniu atendimento em saúde, retirada de documentos, acompanhamento jurídico, orientação nutricional, além de assistência a animais.
Maria Dolores não perdeu a oportunidade. Trouxe o filho, Gustavo Henrique, de 11 anos, para tirar a primeira Identidade. “Serviço maravilhoso. Fazer aqui ficou mais fácil, é perto de casa”, avaliou a moradora. No espaço da Secretaria de Defesa Social (SDS), foi possível solicitar RG, CPF e certidões de nascimento, casamento e óbito.
O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, salientou que o órgão disponibilizou atendimentos relativos à habilitação de condutores e de veículos. Foi possível, por exemplo, solicitar renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), imprimir documentos, solicitar 2ª via e abrir protocolos. A Turma do Fom-Fom, trupe de palhaços educadores de trânsito, fez parte da programação com orientações, de forma lúdica, sobre condutas seguras para motoristas e pedestres.
Participaram ainda das ações do Dia da Cidadania, além de Detran-PE e SDS, Corpo de Bombeiros, Fundação Altino Ventura, Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), Sest/Senat, Senac, Uninassau, Neoenergia, ONG Anjos do Poço e Lafepe. Anteriormente, perto de 1.500 fichas foram distribuídas com o público, que esteve participando das atividades.
Severino Rivaldo, que mora na Iputinga, aproveitou para fazer exame de vista no estande da Fundação Altino Ventura. “É a primeira vez que faço o exame, fora daqui é difícil conseguir uma ficha”. Em outros estandes, como da Uninassau, também teve testes de glicose, tipagem sanguínea e aferição da pressão arterial. Os Bombeiros ficaram responsáveis por repassarem orientações de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios.
Na área da FOP/UPE, as equipes se revezaram na orientando sobre higiene bucal, próteses e câncer bucal. Também teve orientações de Odontologia, além de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia pelo Sest/Senat. Na área do Senac, onde havia corte de cabelos, a procura foi grande, com os profissionais sempre ocupados.
O Lafepe trouxe seus produtos para exposição e distribuiu de material informativo. Já no caminhão da Neoenergia, foi realizada troca de lâmpadas e distribuição de vales luz, que permitem descontos na conta de energia. Para os donos de animais, como cães e gatos, a ONG Anjos do Poço, ofereceu consultas e vacinação, e, em outra frente, atendimento jurídico.