Fotografia colorida do salão de entrada do Detran-PE mostrando pessoas visitando as barraquinhas da feira
FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

Fim de ano chegando e surgem as primeiras dúvidas sobre presentes para familiares e amigos. Quem gosta de trabalhos manuais, tem a opção de escolher algum artigo na 19ª Feira de Artesanato do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), que acontece, das 8h às 13h, desta quarta (23) até a sexta (25), no hall de entrada da sede do órgão, na Iputinga – Recife. Aberta ao público, a feirinha reúne 16 artesãos com obras em estilos e materiais diversos, preços acessíveis e muita criatividade. Todos os artistas fazem parte do quadro de servidores do Detran-PE.

Quem circular pela área da feira vai encontrar barraquinhas com ofertas de velas artesanais, produtos em cerâmica, passadeiras para mesas, arranjos natalinos, guirlandas, arte em metal, bonecas de pano, jogos americanos, abajures, almofadas, peças em tecidos, objetos em cobre, vidro e lã, além de espaço voltado para a gastronomia com doces e bolos. Tanto quanto a variedade de produtos, os preços também são diversificados, com obras que custam a partir de R$ 5,00. Para facilitar a comercialização, em muitas barracas o pagamento pode ser efetuado por meio de Pix, cartão de crédito ou débito.

Para o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, a realização da feirinha é importante por valorizar o trabalho dos sevidores. “Ajuda a divulgar habilidades diferentes daquelas desenvolvidas no dia a dia burocrático, além de oferecer a possibilidade de escolha de um produto exclusivo para quem estiver em atendimento no órgão”, destaca o presidente. Também salientou que a iniciativa contribui para aproximar servidores e sociedade.

Um dos expositores, o artesão Ednaldo Cantarelli, que produz obras em arame de cobre ou alumínio com madeira, ocupa um estande com peças que representam animais, veículos e árvores com pedrarias. São objetos decorativos que podem ser adquiridos por encomenda caso o comprador deseje, por exemplo, retratar seu animal de estimação. Ele esclarece que destaca os traços dos animais, a partir de um retrato, reproduzindo o mais próximo do real.

A feira conta com trabalhos dos artesãos Djalma Santos, Edileuza Costa, Ednaldo Cantarelli, Edvaldo Souza, Jackson Soares, Joel Maurício, Joelma Torres, Manoel Melo, Marconi Araújo, Maria José Domingos, Joseane Lima, Reilza Marques, Sônia Brito, Valdinete Pessoa, Virgínia Silva e Walquíria Arruda. A organização da feirinha é da Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE com apoio da Associação dos Servidores do órgão.

SERVIÇO:

19ª Feira de Artesanato Detran-PE

Data: quarta-feira (23/11) a sexta-feira (25/11)

Horário: 8h às 13h

Local: Hall de entrada Detran-PE (Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga – Recife/PE)

Detalhe de fotografia colorida com produtos de um estande mostrando bonecas de pano, artigos em madeira e tecido

Foto colorida mostra três moças comprando produtos de um estande a uma das artesãs

Em foto colorida duas compradoras do sexo feminino estão diante de um estande observando os produtos

Detalhe em foto colorida de barraca com produtos natalinos e panos de prato expostos pendurados e espalhados por toda área do estande

Foto colorida em “zoom” mostra artigos para decoração natalina como laços, peças douradas e pequenas árvores de natal

SEMPRE ALERTA