Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Como atividade do Mês das Crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) ocupou com atividades recreativas e educativas, neste sábado (15), o Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. A ação aconteceu pela manhã e à tarde, com jogos educativos e tarefas interativas, além do uso dos óculos que simulam embriaguez e demonstração de equipamentos de segurança específicos para crianças. O evento contou com o monitoramento de técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e participação de agentes da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE.
A parte dos jogos foi desenvolvida na área interna de um caminhão preparado especialmente para as brincadeiras. Foram utilizados três tipos de jogos, que além da diversão, instruíram a garotada para um trânsito mais humano. Um deles tratou de equipamentos de segurança, outro abordou a harmonia no trânsito, e o terceiro expôs como pensar a cidade com foco nas pessoas. Os jogos são uma espécie de quebra-cabeça, com peças imantadas que criam imagens ao serem unidas nas laterais internas do veículo, formando cenas de trânsito.
Ainda como ação educativa, fora do caminhão, outras atividades abordaram a segurança. Ao ar livre houve demonstração dos Óculos que Simulam embriaguez (OSE), que faz parte das ações de conscientização com foco nos pais. A peça reproduz a visão de um motorista sob efeito de álcool, como visão embaçada, desequilíbrio e imagens distorcidas. A iniciativa tem a finalidade de conscientizar os motoristas dos riscos de dirigir após ingerir álcool, colocando em perigo a própria segurança, a das crianças e dos demais ocupantes do veículo.
Também como maneira de proteção para a garotada, o Detran-PE realizou demonstrações de equipamentos de retenção para crianças, realizadas por agentes de trânsito. Foram mostradas como utilizar corretamente o bebe conforto, o assento de elevação e a cadeirinha. Cada uma delas tem a forma adequada para fixação no veículo, como também indicação conforme a idade da criança, para garantir a proteção com mais eficácia.
A programação do Mês da Criança prossegue até o final de outubro, com ações em colégios na capital e em cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Na agenda estão incluídas escolas de educação infantil, ensino fundamental I e fundamental II, com palestras e o acréscimo do simulador de direção e dos óculos de realidade alterada.