Na primeira foto, o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão, assina Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Ao seu lado, estão o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento, e a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima. Na segunda foto, o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento, assina Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Ao seu lado, estão Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima; e o Gerente das Unidades dos Centros Educacionais de Trânsito da Honda Brasil, Leonardo Donato.
FOTOS: PAULO MACIEL // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

Mais chances de segurança nas ruas e estradas de Pernambuco, a partir de hoje (27), quando foi firmada parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE e a Honda. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorreu no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), com a finalidade de unir atuações para oferecer treinamentos em técnicas de condução e pilotagem defensiva para mototaxistas, motofretistas e instrutores de autoescolas. A ação encerrou as atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no estado.

Na ocasião, o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, avaliou que o poder público trabalha melhor ao lado do setor privado. “Iniciativas como a firmada hoje, nos deixa mais esperançosos no cuidado com o condutor e na melhoria do trânsito”, destacou. Já o diretor de Relações Institucionais da Honda, Marcos Bento, salientou que além da comercialização a empresa tem a preocupação com a formação e o treinamento e reforçou que “Pernambuco figura como um elo de tais práticas em toda região Nordeste”.

De acordo com o documento firmado entre Detran-PE e Honda, a capacitação dos condutores ocorrerá por meio de palestras, atividades educacionais e cursos promovidos em parceria pelos dois conveniados. O Detran-PE fica responsável pela coordenação do processo de inscrições, como também, pelo acompanhamento operacional e pedagógico, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, por conta da Escola Pública de Trânsito (EPT). Já a Honda, tem o compromisso de desenvolver o Curso de Pilotagem Segura de Motocicleta e realizar palestras com o tema: Harmonia no trânsito.

Ainda de acordo com o Termo de Cooperação, o Detran-PE e a Honda ficam com o compromisso de desenvolver em conjunto um plano de trabalho que vai direcionar todas as atividades abordadas no contrato. Material didático, recursos materiais e instrutores, serão disponibilizados pela Honda. O contrato tem vigência de 24 meses e define ainda, que não haverá repasse de recursos financeiros por nenhuma das partes.

Após a assinatura do documento, os participantes realizaram uma visita técnica às dependências do CETH. O espaço possui 130 mil metros quadrados, salas de aulas teóricas e área apropriada para treinamento em mecânica, além de área específica para treinamento em asfalto e em pista de terra. As equipes dos CETHs são formadas por instrutores capacitados, que realizam palestras, testes de direção e diversas ações de formação.

Durante a visita foram percorridos os espaços destinados à formação em mecânica para duas rodas, mecânica em automóveis e a área destinada a capacitação prática com pista de exercícios. A empresa também possui uma unidade móvel destinada a levar treinamentos a regiões não atendidas pelos centros. O grupo também conheceu as salas de aula do projeto social desenvolvido pela Honda, que capacita jovens em situações de vulnerabilidade. Os estudantes recebem desde o ensinamento mais básico até habilidades mais técnicas e administrativas. A capacitação, que é gratuita, tem duração de oito meses e oferece refeições para os participantes. A última turma atingiu 96% de empregabilidade, que pode ser na própria Honda ou fora dela.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com a presença do gerente de Relações Institucionais da Honda, César Barros; do gerente das unidades dos CETH no Brasil, Leonardo Donato; do gerente comercial das regiões Norte e Nordeste, André Olovics; a coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima; da diretora de Atendimento do Detran-PE, Ana Teresa Vieira; do gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia; e dos presidentes dos Sindicatos das Autoescolas PE e Sindicato dos Mototaxistas PE, Ygor Valença e Rinaldo Tavares, respectivamente.

Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão, assina Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Na foto estão o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento, e a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima.

Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento, assina Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Ao seu lado, estão Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima; e o Gerente das Unidades dos Centros Educacionais de Trânsito da Honda Brasil, Leonardo Donato.

Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima, assina Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Ao seu lado, estão Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; e o Gerente das Unidades dos Centros Educacionais de Trânsito da Honda Brasil, Leonardo Donato.

Gerente das Unidades dos Centros Educacionais de Trânsito da Honda Brasil, Leonardo Donato, assina Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Ao seu lado, estão Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; e a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima.

Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão, e o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento, segurando Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda. Na foto, também estão a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima, e o Gerente das Unidades dos Centros Educacionais de Trânsito da Honda Brasil, Leonardo Donato.

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão, falando no auditório da Honda para público presente ao evento da assinatura de Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda.

Foto de perfil do Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão, falando no auditório da Honda para público presente ao evento da assinatura de Termo de Cooperação Técnica do DETRAN-PE com a Honda.

Na foto, no autório da Honda, da esquerda para a direita, o Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; o Gerente de Relações Institucionais da Honda, Cesar Barros; o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; e a Coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do DETRAN-PE, Jô Lima.

Na foto, Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; e público presente no evento, conhecendo Projeto Social da Honda.

Na foto, Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; e público presente no evento, conhecendo as instalações da Honda.

Na foto, Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; e público presente no evento, conhecendo as projetos de educação de trânsito da Honda.

Na foto, Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-PE, Gustavo Carneiro Leão; Diretor de Relações Institucionais da Moto Honda da Amazônia, Marcos Bento; e público presente no evento, no observatório da Honda, onde observaram a pista e o treinamento de motociclistas.

 

SEMPRE ALERTA