FOTOS: PAULO MACIEL // DETRAN-PE
FOTOS: PAULO MACIEL // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

Dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT), o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Gustavo Carneiro Leão, debateu as formas de melhorar a realização dos exames teóricos e práticos de direção veicular. Ele integrou o painel sobre o tema, ocorrido na manhã de hoje (21), nII Encontro Nacional de Autoescolas, realizado no hotel Radisson, em Boa Viagem – RecifeNa ocasião, o presidente lembrou que nos últimos 50 anos, o automóvel passou a ocupar maior protagonismo na vida da população, tendo como consequência, um aumento na quantidade de automóveis nas ruas. “O poder público cuidou da infraestrutura, mas pouco se pensou na formação de condutores, na preparação para ganhar as ruas”, observou.

Ainda na apresentação do painel “Como aprimorar a realização dos exames teóricos técnicos e de prática de direção veicular pelos Detrans”, Gustavo Leão registrou o trabalho transparente e intenso do Detran-PE, com o uso da tecnologia, e destacou a necessidade de atuação conjunta com as autoescolas. “A relação tem que ser sempre mais próxima, sempre ouvir o credenciado”, atestou.

painel com a participação do Detran-PE ainda contou com a participação do diretor de operações do Detran-PE, Nivaldo Carneiro, responsável por destacar os aperfeiçoamentos promovidos pelo órgão para garantir a transparência nos procedimentos de aquisição da Carteira de HabilitaçãoNivaldo fez um resumo das etapas e da tecnologia empregada, como o agendamento on-line, o uso da identificação biométrica e o sistema de monitoramento.

Ainda integrou o painel o presidente da Comissão de Credenciamento, Auditoria e Fiscalização (CCRAF) do Detran-PB, Fellipe Soares Barros, que avaliou que as autoescolas fazem um trabalho que os Detrans não conseguem fazer. O painel foi mediada pelo presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores/PE (SINDCFC-PE), Ygor Valença, que defendeu a padronização dos exames realizados pelas autoesacolas.

Na programação da tarde, mais um painel com a participação do Detran-PE: “O necessário e o imprescindível aprimoramento da formação e atualização profissional dos instrutores, diretores e examinadores de trânsito”. A apresentação foi da gerente de Psicomédica do órgão, Juliana Guimarães, que também integra a Associação Brasileira de Psicologia de Trânsito (Abrapsit). Edira Soares, do Detran-AL, teve participação, e a coordenação ficou com Maria Brinhosa, do SINDCFC-SC.

II Encontro Nacional de Autoescolas acontece hoje (21) e amanhã (22) abordando pontos fundamentais para o preparo dos futuros condutores e a modernização dos centros de formação, como: “Aprimorar e modernizar a formação e habilitação de condutores de veículos duas rodas”, e “As tendências e o futuro das Autoescolas do Brasil”. A abertura foi realizada, on-line, pelo presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Ernesto Mascellani Neto, que reforçou a necessidade de atender bem ao cidadão e ampliar serviços para um trânsito melhor. O evento é promovido pela Federação Nacional de Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto). Nesta quinta (22), as atividades serão realizadas somente pela manhã no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), no bairro de Areias – Recife.

SEMPRE ALERTA