FOTO: Divulgação // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), que vai de 18 a 25 de setembro, foi aberta em Pernambuco, na manhã desta segunda (19), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), com uma blitz educativa e de incentivo ao bom condutor. Durante a blitz, aquele que estava dentro das normas de trânsito, ganhou uma “notificação” de parabéns por respeitar a legislação. A atividade aconteceu em Olinda e prosseguiu ao longo do dia em mais cinco cidades pernambucanas. Com o tema “São os que respeitam o código de trânsito que transformam as vias em um lugar melhor para todos”, o órgão envolveu 34 profissionais entre agentes de trânsito e técnicos de educação com o apoio de motos e viaturas. A “notificação” entregue aos condutores que mostraram respeito às normas de trânsito, é uma espécie de certificado de boa conduta.

Com atuação da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, em parceria com a Prefeitura de Olinda, o evento de abertura foi executado a partir da observação dos motoristas ou motociclistas que circularam pela avenida Sigismundo Gonçalves ou imediações. Uma equipe de agentes à paisana, posicionada a alguns metros distante do local da ação, identificava os condutores que estavam dentro das regras. A partir daí, a equipe passava a informação para um grupo localizado mais adiante, que ficava responsável pela abordagem do veículo.

Ao ser abordado, o motorista ou motociclista era avisado do recebimento de uma notificação. Geralmente, o condutor se mostrava surpreso por manter uma conduta correta. Nesse momento, educadores e agentes chegavam com a referida notificação, que na verdade, era um certificado de bom comportamento e parabéns por contribuir para um trânsito humano e seguro. Entre os pontos de avaliação para conceder a “notificação”, os agentes verificaram o uso do cinto de segurança, capacete e equipamentos como retrovisores, além do respeito ao ciclista.

Para o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, é a atitude correta que faz um trânsito melhor. “O comportamento do condutor é o que garante o trânsito como lugar seguro para todos”, confere o presidente. A mesma ação foi programada para ser reproduzida nas cidades de Camaragibe (Parque Municipal Maria Amazonas -10h30 às 12h), Igarassu (Rua Joaquim Nabuco, 15 - 10h às 11h), Paulista (em frente ao Parque das Paineiras - 9h30 às 11h30), Cabo de Santo Agostinho (Av. Presidente Vargas – 15h às 17h) e Caruaru (Rua Armando da Fonte, em frente ao nº 15, Maurício de Nassau – 10h às 12h).

Além da atuação educativa, o departamento de trânsito disponibilizou o Detran Itinerante, caminhão adaptado para atendimento externo. Nele foi possível emitir taxas, fazer agendamento de serviços, acompanhar protocolos, emitir alguns documentos e obter esclarecimentos sobre processos relativos a veículos. O atendimento, previsto para encerrar às 10h, ficou disponível até o meio-dia, por causa da grande procura. Todas as atividades contaram com a parceria do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Operação Lei Seca (OLS) e a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU). A programação da SNT contará ainda com atividades nas cidades de Aliança, Lagoa do Carro, Vicência, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Gravatá e Caruaru, em parceria com as prefeituras locais.

Atuação Detran intinerante

Abordagem de colaborador do Detran a motociclista

Abordagem de colaborador do Detran a motorista

Colaborador do Detran organizando o fluxo de veículos

Parabéns, boas ações precisam ser notadas.

SEMPRE ALERTA