FOTOS: Divulgação // DETRAN-PE
FOTOS: Divulgação // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)   

Para levar mais condições de segurança na circulação dos veículos de transporte coletivo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) prossegue com o ciclo de palestras voltadas para o segmento. Uma das ações, que integra a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, foi levada a profissionais da empresa de transportes Metropolitana, instalada no bairro do Barro, Recife. O tema apresentado para o grupo abordou instruções sobre legislação, direção defensiva e os cuidados essenciais para circular no trânsito.

A programação, definida pela Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, reservou três dias na semana para promover os encontros. Desde o início de agosto, às segundas, quartas e quintas, são organizadas para execução das reuniões. No caso da Metropolitana, os pontos foram abordados por instrutores de trânsito do Detran-PE e concluídos pelo gerente de Fiscalização e Infrações, Paulo Paz.

Para o supervisor operacional da Metropolitana, Ricardo Barbosa, é fundamental capacitar os profissionais. “Nós já tivemos veículos envolvidos em acidentes, por isso, buscamos reforçar essa parceria com o Detran-PE”. Para o supervisor, a iniciativa contribui para maior segurança no trânsito. “Quando educamos nossos condutores, garantimos mais segurança para os colaboradores, usuários do sistema e para a mobilidade da cidade”, avaliou.

O Detran-PE tem atuado para levar educação e atividades de conscientização para um trânsito mais humano. Para tanto, desenvolve parcerias com órgãos públicos ou empresas privadas, visando maior abrangência das informações para garantir uma circulação de veículos acessível e segura para todos os personagens. As atividades de formação da Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas prosseguem nos meses de setembro e outubro em outras empresas ainda em fase de seleção.

Ainda integrou a programação, o Detran Itinerante, caminhão equipado para prestação de serviços externos. No local foram disponibilizados atendimentos relacionados à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), emissão de taxas, além de consultas referentes a habilitação e veículos.

A Metropolitana atua há mais de 50 anos no segmento de transporte público e possui atualmente mais de 400 motoristas em exercício no sistema. A frota de coletivos é de 270 unidades, que integram 48 linhas. Nos dias úteis são 2.717 viagens, transportando uma média de 110 mil passageiros nos dias úteis e 2,6 milhões por mês.

Agentes de trânsito instruindo a utilização de plataforma para embarque de cadeirantes em transporte coletivo.

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.