Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Numa ação integrada para mais segurança nas ruas, a Coordenação de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), em conjunto com Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), realizou operação para registrar o Dia do Motociclista, comemorado hoje (27). Juntamente com a Diretoria de Operações e Diretoria de Trânsito e Fiscalização, além de profissionais da Operação Lei Seca, durante toda a manhã, foram desenvolvidas atividades educativas, na Avenida José Estelita (embaixo do viaduto Capitão Temudo – sentido Boa Viagem), focando as condições apropriadas para mais segurança no trânsito.
De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, quem circulou na região usou os óculos que simulam embriaguez e ainda pode usufruir de serviços do órgão de trânsito, disponibilizados no Detran Itinerante, caminhão dotado de equipamentos para atendimento externo. Na parte educativa, os pilotos, caronas, além de pedestres, receberam lições sobre a importância de não ingerir álcool antes de dirigir, quando utilizaram, voluntariamente, os óculos que simulam embriaguez.
A peça, reproduz as sensações de tontura, visão turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. A atividade foi acompanhada e orientada por técnicos do Detran-PE. Também fez parte da ação, numa parceria com a Disnove/Yamaha, a higienização dos capacetes dos motociclistas abordados durante a operação.
Já para aqueles que precisavam resolver questões relacionadas a serviços, o Detran Itinerante permitiu dar entrada ou prosseguimento a processos. Foi possível ainda, obter informações sobre renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH, além de realizar a emissão de taxas, agendamentos de serviços e solicitar a 2ª via da Carteira de Habilitação.