Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443)
Durante os festejos juninos, observa-se um aumento no tráfego de veículos com destino ao interior do Estado. Com base nisso, a Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, e a Diretoria de Fiscalização, realizou nos dias 28 e 29, no Alto do Moura, em Caruaru, ações preventivas e educativas com objetivo de conscientização para uma boa conduta no trânsito.
No local, foram disponibilizados simulador de direção, óculos que reproduzem embriaguez, além de fornecer informações sobre serviços e formas de garantir maior segurança nos trajetos para chegar nas festividades. Também fez parte das atividades juninas do órgão, a prestação de serviços, por meio do Detran Itinerante, caminhão dotado de equipamentos para atendimento ao público. No espaço foi possível emitir taxas, agendar serviços e obter informações sobre processos em andamento.
Como prevenção, foi disponibilizado pelos agentes de trânsito o bafômetro com os motoristas, que forem pegar a estrada, e, caso seja constatado o uso do álcool, os agentes solicitaram aos motoristas que passem a chave do carro para quem não bebeu. Uma forma de prevenção, que garante maior segurança para todos nas rodovias estaduais.
Os motoristas que estiveram nas áreas dos eventos para curtir a festa, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre segurança nas estradas, com o simulador de direção. O equipamento, que imita um veículo e reproduz os efeitos de dirigir após ingerir bebida alcoólica, fazendo com que os condutores, e não condutores, sintam os perigos de misturar álcool e direção. Durante a simulação, o motorista sai da pista, tem a visão distorcida e excede os limites de velocidade recomendados. A experiência serve para resgatar a responsabilidade dos motoristas nas rodovias. O DETRAN-PE contou com o apoio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru – AMTTC.