Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, realizou hoje (dia 15), gratuitamente, o Curso Prático de Mecânica Básica para Mulheres, na cidade de Gravatá, agreste pernambucano. Em duas turmas, pela manhã e à tarde, cada uma com 3 horas/aulas, as participantes puderam aprender os princípios básicos de mecânica automobilística. O curso foi realizado no Rotary Club do município, no bairro da Cohab, e contou com 30 participantes.
Para participar do treinamento, não era preciso possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no entanto, foi obrigatório ter maior de 18 anos. Outro pré-requisito importante, é que durante as aulas, todas as alunas estivessem de calça comprida, blusa de manga e sapato fechado, por questões de segurança e facilidade dos movimentos na execução das atividades, como a troca de pneus, por exemplo.
Todo o programa foi desenvolvido por Instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT), capacitados para repassar os ensinamentos. O gerente da EPT, Ivson Correia, esclarece que a finalidade do curso é aumentar a segurança no trânsito e detectar armadilhas. “Elas receberam instruções para reconhecer determinadas situações, como a necessidade da troca de óleo”, detalhou.
Com a formação, as participantes estão aptas a identificar problemas básicos na mecânica de veículos de quatro rodas, executar medidas de prevenção e conhecer as resoluções possíveis. Entre os pontos abordados no treinamento estavam a troca de pneus, troca de óleo do freio, dicas para economizar combustível e informações para conhecer os sistemas de iluminação, freio e transmissão.