A quem se destina?
Condutores de todas as categorias da CNH, registrados em Pernambuco, que exerçam atividade remunerada ao volante e que tenham somado entre 30 e 39 pontos na Carteira, nos últimos 12 meses, poderão fazer o Curso Preventivo de Reciclagem e zerar a pontuação.
Qual a carga horária do curso?
A carga horária é de 30 horas-aula.
Etapa 1
Abra o serviço "Preventivo de Reciclagem", clicando aqui
Etapa 2
Realize o Curso Preventivo de Reciclagem na modalidade presencial ou na modalidade de educação a distância (EAD).
Confira a lista das entidades que oferecem o curso na modalidade presencial.
Confira a lista das entidades que oferecem o curso na modalidade de educação a distância (EAD).
Etapa 3
Após a conclusão do curso, será o momento de agendar e realizar o Exame Teórico Presencial no DETRAN-PE. Para agendar sua prova, acesse novamente o serviço "Preventivo de Reciclagem".
Etapa 4
O condutor reprovado uma primeira vez no Exame Teórico Presencial, caso deseje continuar o processo, deverá realizar novo exame (reteste) após no mínimo 5 (cinco) dias e, se reprovado pela segunda vez, caso deseje continuar o processo, deverá matricular-se para um novo curso, frequentando-o integralmente.
- Caso o condutor seja reprovado no Exame Teórico Presencial após a realização do segundo curso, terá a oportunidade de repetir o exame (reteste) quantas vezes forem necessárias para sua aprovação, durante o prazo de validade do serviço (45 dias a partir da data de sua abertura).
- Cada reteste somente poderá ser realizado após no mínimo 5 (cinco) dias da data de cada respectiva reprovação.
- Se o condutor não alcançar aprovação durante o prazo de validade do serviço, ele será automaticamente encerrado.
O prazo para concluir o processo relativo ao Curso Preventivo de Reciclagem, incluindo a prova teórica de avaliação de conhecimentos e retestes, é de 45 dias, contados a partir da abertura do serviço.
O usuário só pode optar por 1 processo relativo ao Curso Preventivo de Reciclagem a cada 12 meses, de acordo com o que estabelece o CTB (Art. 261, § 7º).