Fotos: Divulgação DETRAN-PE
Texto: Jô Lima DRT/PE 1443
Focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos escolares em sala de aula com alunos de ensino fundamental e médio, envolvendo alunos em pesquisas sobre as condições da circulação viária de suas próprias escolas e das comunidades próximas, incentivando-os a implementar ações que tornem a circulação mais segura e eficiente, a Fundación Mapfre realizou, em São Paulo, o Encontro Nacional do Programa Educação Viária, quando professores e gestores de Secretarias Municipais de Educação e representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, quando foram premiados por projetos desenvolvidos e proporcionou o compartilhamento de ideias e experiências de sucesso. Em Pernambuco, o projeto é articulado pela Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE.
Trinta e dois projetos foram destaque nacionais em 2019 por realizaram ações de forma interdisciplinar e envolveram alunos, seus familiares e comunidades locais, desses, sete foram de Pernambuco, representados por Alex Xavier, de Bonito; Elias Brasileiro, de Palmares; Elisangela Queiroz, de Bezerros; Priscila Rodrigues, de Itapissuma; Salete Soares, de Paulista; Marília Pontes, de Lagoa do Carro; e Simone Barbosa, de Goiana.
O projeto, que é dividido em formação, sistematização e encontro presencial visa levar a discussão sobre segurança viária para a sala de aula, debatendo o tema com estudantes para contribuir com a redução dos acidentes de trânsito e suas consequências. Destes, a professora Simone Barbosa, da cidade Goiana, foi premiada entre os 10 melhores projetos do Brasil. Participaram do projeto, além de Pernambuco, as cidades de São Paulo, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia e Minas Gerais.
O Programa favorece, dessa maneira, a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. A partir, do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados, de modo a incentivar uma circulação mais segura.