Informe a placa e clique no botão abaixo para consulta sobre Licenciamento e multas.
Digite uma placa

mais serviços sobre Veículo

Informe o CPF e clique no botão para consulta sobre emissão da CNH, pontuação, etc:
Digite um CPF

mais serviços sobre Habilitação

Informe o protocolo:
Digite um protocolo
Acompanhe o andamento de processos relativos a Veículos, Habilitação e Infrações, além de avisos sobre pendências e prazos.

    DETRAN-PE inicia Campanha educativa de verão

    Fotos: Paulo Maciel // DETRAN-PE

    Texto: Jô Lima DRT/PE 1443

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) lançou sexta-feira (29), a campanha educativa de verão, sob o título “Bebida e Direção? Não! Porque eu te amo, eu te adoro e te quero bem”, no Bar Portal da Picanha, no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife. O mote da campanha é quem ama, cuida. Não permitindo que a pessoa que amamos dirija depois de beber. O objetivo do DETRAN-PE é gerar engajamento e solidariedade, com estímulo ao senso de responsabilidade e cuidado mútuo. A ação será filmada e impulsionada nas mídias digitais. 

    Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, a campanha de verão tem a finalidade conscientizar sobre os efeitos do álcool e, para isso, conta com intervenção de flash mob. A campanha foi lançada com seis atores/cantores e se desenrola com um casal de atores, interpretados por Isabela Leão e André Falcão, simulando uma briga dentro do bar e o homem quer sair dirigindo depois de beber. A mulher pede para ele voltar “porque o ama, o adora, lhe quer bem” e começa a cantar a música de Tim Maia, e todos os clientes sem perceberem começaram a cantar junto com os garçons cantores, que estavam presentes.    

    A campanha acontecerá todas as sextas-feiras até o fim do ano com distribuição de panfletos educativos, squeezes, além da entrega da medalha “Amigo da Vez” para quem não bebeu. Foi parceiro da ação o Aplicativo 99, que, durante toda a campanha, vai distribuir voucher de 20% de desconto nas corridas. 

    Para Sônia Aroucha, que estava em um happy hour com as amigas, a campanha é muito importante, ao mesmo tempo que diverte, conscientiza as pessoas, chama atenção e alerta para não beber e dirigir. Ela destacou que, sempre quando toma alguma bebida alcoólica, volta para casa de táxi, aplicativo ou com a amiga da vez.  

    Ação em memória às vítimas do trânsito 

    Já no sábado (30), a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizou ação educativa em memória às vítimas do trânsito. Uma blitz, com o caminhão da Turma do Fom-Fom, com foco na prevenção de acidentes com linhas cortantes e na importância do uso da antena corta pipa, será montada no pátio em frente a antiga Fábrica Tacaruna, próximo ao shopping. 

    No local, técnicos da Coordenação de Educação e agentes de trânsito do DETRAN-PE, abordaram motociclistas, onde foram distribuídos panfletos com objetivo de lembrar o respeito às leis de trânsito e na prevenção aos acidentes, principalmente com motos, onde serão ressaltadas as causas de acidentes que sequelam e levam a óbito os condutores de motocicletas.

    Para tanto, o DETRAN-PE contou com o apoio dos parceiros: 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran; Associação de Motofretistas com Aplicativos do Estado - AMAP- PE; Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto – Cepam; Honda/Motoparts; Irmãos Cruz; Moto Clube Anjos do Evangelho; Polusa; Shineray e Yamara/Disnove.    

    No Brasil, o trânsito matou cerca de 39 mil pessoas e sequelou mais de 220 mil em 2018. Os motociclistas que não fizeram uso correto dos equipamentos de segurança, pedestres e ciclistas foram as maiores vítimas, destes, o total de acidentes 75% são motociclistas, os quais ocupam mais de 60% dos leitos dos hospitais públicos.

    Fotos: Divulgação DETRAN-PE