DETRAN nos Municípios em Lagoa do Carro e Timbaúba

Fotos: Divulgação DETRAN-PE

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, Lagoa do Carro e Timbaúba, Zona da Mata, receberam a Caravana Detran nos Municípios, uma realização do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, através da Coordenadoria de Educação de Trânsito, em parceria com as Prefeituras. O projeto realizou blitzes educativas, capacitação para instrutores dos Centros de Formação de Condutores – CFC’s, e palestras para alunos do ensino médio.

O DETRAN nos Municípios tem como objetivo de promover a interação do Poder Público Estadual e Municipal com a população, possibilitando mudanças que visam a redução dos índices de acidentes. Em Lagoa do Carro, a educadora Ivete Santiago proferiu palestra na Escola de Referência em Ensino Médio – EREM, Francisco Siqueira, para 94 alunos do terceiro ano, quando falou sobre as leis de regem o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e do simulado de prova teórica online.

Segundo Ivete, o programa conta com questões sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, cidadania e meio ambiente, e está disponível no site do DETRAN-PE, e cota com 300 questões, atendendo os requisitos exigidos por resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

Já os educadores abordaram os motoristas e convidaram para verem vídeos educativos no caminhão da Turma do Fom-Fom, para adultos, e os agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito falaram sobre as principais causas de acidentes, sensibilizando e tirando dúvidas sobre a legislação.

Na oportunidade, os agentes/instrutores de trânsito, Leonardo Ferreira e Gerson Ângelo proferiram mini palestras, quando falaram sobre “Norma de circulação e conduta no trânsito”, com objetivo de chamar a atenção da população para um trânsito mais seguro. Os condutores de motocicletas participaram de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro, preocupação de muitos países e que precisa ser conversado.

Frota – O município de Lagoa do Carro conta com uma frota de 3.345 veículos, desses, 1.199 são motos; e Timbaúba tem uma frota de 27.375 veículos, desses, 14.016 são motos.