Fotos: Paulo Maciel - Imprensa - DETRAN-PE
Texto: Jô Lima DRT/PE 1443 e Cláudio Eufrausino
O Diretor do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco/Eduardo Campos, Hugo Medeiros, proferiu palestra no auditório da Autarquia de Trânsito, localizado na Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga, sobre Inovação na Gestão Pública, a experiência de múltiplos atores com foco na redução de acidentes de motos.
Na ocasião, Medeiros falou sobre o protótipo de aplicativo para celular, cujo nome provisório é “Pilote melhor e contribua para um trânsito com menos acidentes”. O app conta com design baseado em estratégias de gamificação, voltadas para enriquecer o contexto de aprendizagem relativo a questões de trânsito, com foco na conduta dos motociclistas. É possível conhecer o protótipo do app, acessando o site http://bit.ly/appattmoto
Segundo Medeiros, a escolha dos motociclistas como público-alvo se deve ao fato de o maior índice de acidentados estar nesse grupo de condutores, onde a gravidade dos acidentes também é maior.
Desde maio, diferentes órgãos, coordenados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) em parceria com o DETRAN-PE constituíram uma força-tarefa para compreender a problemática dos acidentes de trânsito, em particular os acidentes envolvendo motocicletas e planejar ações para enfrentar a situação, baseadas no binômio: inovação tecnológica e melhoria da integração entre os diferentes setores governamentais. “A ideia é transformar o modelo de gestão do trânsito num modelo adaptativo, capaz de responder a problemas complexos através de soluções inovadoras”, destaca Medeiros.