Informe a placa e clique no botão abaixo para consulta sobre Licenciamento e multas.
Digite uma placa

mais serviços sobre Veículo

Informe o CPF e clique no botão para consulta sobre emissão da CNH, pontuação, etc:
Digite um CPF

mais serviços sobre Habilitação

Informe o protocolo:
Digite um protocolo
Acompanhe o andamento de processos relativos a Veículos, Habilitação e Infrações, além de avisos sobre pendências e prazos.

    Novas regras para obtenção da CNH

    Fotos: Paulo Maciel - Imprensa - DETRAN-PE

    Texto: Jô Lima DRT/PE 1443

    Entrou em vigor em 16 de setembro, nova resolução que acaba com a obrigatoriedade dos simuladores digitais nos Centros de Formação de Condutores para a obtenção da CNH na categoria “B” para novos candidatos a motorista. A resolução 778/19 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, também muda algumas regras para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores – ACC e reduz a exigência das horas aulas noturnas.

    O número total de aulas práticas para obtenção da carteira para a categoria B (automóveis de até 8 lugares) era de 25 horas, sendo 5 realizadas em período noturno. Com a nova resolução, as aulas noturnas passam para apenas uma hora/aula no veículo da autoescola. Para a categoria A (motocicletas, motonetas e triciclos) a quantidade de horas aulas práticas continua em 20 horas/aula. Para o período noturno, foram reduzidas para apenas uma (eram quatro). As aulas no simulador agora são facultativas. Para quem opte em manter o treinamento no simulador, o limite mínimo será de 5 horas/aula. Elas deverão ser realizadas antes das aulas práticas em vias públicas, desde que o Centro de Formação de Condutores – CFC, em que o aluno está matriculado, possua o equipamento, ou, ainda, de forma compartilhada.

    Agora, o candidato terá doze meses para realizar as provas teórica e prática para ciclomotor (até 50 cilindradas) sem ter nenhuma aula antes nos CFC. Também poderá realizar os exames teórico e o prático (com o ciclomotor próprio, da autoescola ou do próprio Detran), caso opte, por realizar o exame prático de direção veicular em veículo próprio, este não poderá ter mais de 5 anos de fabricação. Caso seja reprovado no exame prático, o candidato deverá procurar uma autoescola para realizar 5 h/a, sendo sempre uma delas noturna. Após os primeiros doze meses da resolução, os candidatos terão que comparecer as autoescolas e cumprir as cargas horárias teóricas e práticas normais, ou seja, 20 h/a teóricas e 5 h/a práticas com uma delas noturna.