DETRAN-PE na abertura do FIG 2019

Fotos: Divulgação DETRAN-PE

O Governador Paulo Câmara abriu ontem (18), no teatro Luiz Souto Dourado, a 29ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, considerado o maior evento multicultural do país, que acontece até o dia 27 de julho. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, esteve presente com educação, serviços e fiscalização. Distante a cerca de 230 km do Recife, Garanhuns conta com uma frota de 56.753 veículos, desses 16.255 são motos.

A Coordenadoria de Educação esteve, no ato da abertura, entregando material educativo contendo dicas de segurança no trânsito. Além disso, técnicos da educação, com o apoio de agentes da fiscalização de trânsito do DETRAN-PE e a Guarda Municipal de Garanhuns, realizaram blitz educativa, quando abordaram mais de quinhentos motociclistas, onde foram entregues material educativo e bafômetros descartáveis, além orientação quanto ao uso dos equipamentos de segurança, sob o título “Motociclista Consciente” e entrega de Chaveiro “Cordão”.

Os funcionários da Diretoria de Operações estarão, todos os dias do festival, na Praça Mestre Dominguinhos, com o Detran Itinerante, que consiste em um equipamento que oferece abertura de serviços, climatizado, conta com três guichês onde os técnicos fazem o atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, onde estão sendo oferecidos emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

Já na Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, os agentes de trânsito estão disponibilizando, no DI, o etilômetro para as pessoas que estão participando das festividades façam o teste de alcoolemia, “ANTES DE PEGAR O VEÍCULO”, e, caso seja constatado o uso do álcool, será solicitado aos motoristas que passem a chave do carro para quem não bebeu. Estão trabalhando no FIG, 80 agentes de trânsito e foram designadas 5 viaturas, 1 guincho e 5 motos para atuarem, também, na fluidez do trânsito.

Serão parceiros do DETRAN-PE, a Secretaria Estadual de Saúde (Operação Lei Seca), os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Polícia Militar – PM e Guarda Municipal de Garanhuns).