Fotos: DETRAN-PE

Texto: Jô Lima DRT/PE 1443 e Secretaria de Políticas de Prevenção à Violências às Drogas

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violências às Drogas realizou no último sábado (06), em parceria com a Prefeitura do Recife, o Programa Governo Presente, oferecendo a população serviços gratuitos. O evento aconteceu na Escola de Referência de Ensino Médio – EREM, Cândido Duarte, localizado em Apipucos.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, participou da ação com a Diretoria de Operações e Engenharia e Fiscalização de Trânsito, levando o Detran Itinerante, caminhão que disponibiliza serviços, é climatizado e conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, onde atenderam mais de 100 pessoas com serviços de emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço. Na oportunidade, o Secretário de Políticas de Prevenção à Violências às Drogas, Clóvis Benevides, visitou as dependências do Detran Itinerante.

Já a Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, estiveram com a Operação Prevenção, sob o título “Segundos que salvam vidas”, que consiste em prevenir acidentes em decorrência do uso de álcool. Foi disponibilizado o etilômetro para que as pessoas fizessem o teste de alcoolemia. Foram realizadas 65 teste de alcoolemia e, quem parou, recebeu dos agentes alerta dos perigos da mistura fatal do álcool e direção.

No local, também foram expostos os tipos de cadeirinhas e dado dicas sobre o uso correto, além dos serviços do Detran, a população contou com os serviços de agendamento da emissão da Carteira de Trabalho (CTPS); 2ª via da Carteira de Identidade (RG); do Registro de Nascimento, Casamento e Óbito.

Durante a Ação de Cidadania, os jovens de 12 a 29 anos puderam se inscrever nos diversos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Juventude Presente, nas áreas de informática, vendas, turismo, excelência no atendimento, administração e embelezamento. Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados pelas empresas parceiras: Microlins, Prepara Cursos, Instituto Embelleze e Grau Técnico. São 30 mil vagas para todo o Estado.

Na área de saúde foram oferecidos exame de mamografia, vacinas DT (difteria e tétano), serviços de aferição da pressão arterial, testes de glicemia, HIV e sífilis; distribuição de preservativos, orientações sobre higiene bucal, doação de sangue e de medula óssea.

Os moradores de Apipucos, dos Altos do Mandu, Santa Isabel, Macaxeira, Barbalho e outros bairros do entorno tiveram à disposição orientações sobre mediação de conflitos, cadastro no VEM Livre Acesso, recadastramento do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Há a oportunidade de solicitar os benefícios da tarifa social para a redução das faturas de água e luz e negociar débitos com a Compesa e a Celpe.