FOTOS: Paulo Maciel e Cristóvão Oliveira // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

As novas tecnologias implantadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), vem servindo de modelo para os demais Detrans e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Nesta quinta-feira (16), o diretor geral do Detran-PE, Sebastião Marinho, recebeu a diretora presidente do Detran Sergipe, Naleide de Andrade Santos, e o diretor Administrativo Financeiro, Marcos Andrade, e equipe. Na ocasião, foram abordados três pontos: o exame prático de direção veicular (EPDV), a Tecnologia da Informação (TI) e as fiscalizações dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), lojas de placas e psicomédicas. Também participaram do encontro o diretor de operações do Detran-PE, Sérgio Reis, e o diretor de TI, João Martins.

“Temos conseguido agilizar os atendimentos, com mais segurança e redução de falhas”, argumentou Marinho. Além da reunião, o encontro incluiu uma visita técnica ao pátio de exames práticos para habilitação, quando foram verificados os sistemas que atuam em sincronia com a telemetria, garantidos por filmagens e áudios. O grupo também conheceu a sala de monitoramento, onde uma equipe técnica faz a revisão das provas práticas, garantindo a transparência e integridade dos exames.

Já na área de TI foram apresentados processos de vanguarda e, ainda, a reestruturação da área, voltada para otimização da prestação de serviços. Os participantes da visita ainda circularam por outras dependências do órgão, entre eles o setor de atendimento ao público e passaram por diversas salas de prestação de serviços. “A TI é o coração do Detran, tudo passa por aqui. É um trabalho em equipe, resultado de muita integração”, considera Marinho.

A diretora presidente do Detran Sergipe, Naleide Andrade, atesta que a visita busca uma troca de experiências. “Pernambuco é uma referência nacional em alguns serviços, que estudamos a possibilidade de implantar em Sergipe”, declara. Ela avaliou o monitoramento dos exames como um ponto de destaque. Durante a visita a diretora também esteve acompanhada por coordenadores e gerentes de áreas variadas do órgão de trânsito sergipano.

Voltar ao topo da página.