FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE
Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
O Governo de Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) entregou oficialmente, neste sábado (11), as novas fardas para os 200 agentes de trânsito que atuam nas operações “Prevenção Segundos que Salvam Vidas”, “Rota de Fuga” e “Trânsito Seguro”. O fardamento é obrigatório nas operações diárias de rotina e tem a finalidade de padronizar e identificar visualmente os agentes em atuação.
Em 52 anos de existência do órgão de trânsito, esta é primeira vez que um uniforme foi confeccionado com base em portaria que instituiu fardamento para os agentes de trânsito e os respectivos acessórios, define regras para distribuição, substituição e devolução. Trata-se da Portaria DP Nº 3984/2021, de 12 agosto de 2021, que, entre suas finalidades, considera a necessidade de padronizar a identidade visual adequada dos agentes, facilitando seu reconhecimento durante atuações. A portaria também institui o Brasão da Fiscalização do Detran-PE, nas cores preto e laranja, com os dizeres “Segurança Viária – Preservando Vidas”.
Conforme o diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, o fardamento, de uso diário, é composto por boné, camisa, camisa segunda pele, calça e bota, que possuem cores fortes e destaques vibrantes, causando maior capacidade de visualização. Ainda integra o material de uso dos agentes em atividades, apito, cinto de guarnição, bornal (porta trecos) e colete. Em operações específicas também é usada uma gandola (espécie de jaqueta) e bastão (quando o agente possui treinamento específico).
Representando o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Tomé França, o secretário executivo de Governança e Articulação, Samuel Andrade destacou que “Os agentes do Detran já desempenham um brilhante trabalho nas ruas, avenidas e estradas de Pernambuco, e o novo fardamento dará ainda mais segurança para os servidores ao facilitar a identificação e proporcionar funcionalidade durante as operações. O serviço público prestado pelo órgão ganha em respeito, organização e eficiência”.
De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, o novo traje vai permitir maior segurança para os agentes por permitir uma melhor observação das equipes nas ruas e avenidas das cidades. O Detran-PE realiza uma média de 10 operações/dia em diversos pontos do estado. São blitz que visam coibir irregularidades no trânsito ou promover ações educativas, que buscam levar mais informação e conhecimentos aos condutores, com a finalidade de melhorar a fluidez do trânsito. Também participaram da entrega, Caio Souza, representante do deputado Delegado Erick Lessa, e representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.