FOTOS: Divulgação// DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)

Com as modificações implantadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir de abril passado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) passou a adotar um cronograma de cursos para atualização dos conhecimentos dos agentes da fiscalização de trânsito. Em plataforma “on-line”, como medida de prevenção contra a Covid-19, o treinamento é composto por 40 horas/aula em turmas de até 40 alunos. Seis turmas estão programadas até o final de setembro. A próxima tem início na terça-feira (17) com encerramento no dia 20 de agosto.

Além dos agentes, a capacitação é destinada também a profissionais de operações do órgão, integrantes da Lei Seca e policiais dos Batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran). A iniciativa segue determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estipula a atualização a cada três anos, para ratificação das atribuições dos agentes. O curso, promovido pela Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE e autorizado pela Secretaria de Administração (SAD), é desenvolvido em módulos distribuídos em: legislação de trânsito; ética e cidadania; operação e fiscalização de trânsito. Cada um dos módulos possui conteúdo específico, somando cerca de 20 assuntos ao final.

A programação conta com oito tutores e quatro coordenadores, todos servidores do Detran-PE, preparados para oferecer capacitação sobre os temas que envolvem o curso. O treinamento será realizado ao vivo com a possibilidade de chat para tirar dúvidas e facilitar a interação com o instrutor, com a base de dados do CTB, com portarias do Denatran e do Detran-PE e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Voltar ao topo da página.