FOTO: Divulgação // DETRAN-PE
Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Para aproximar seus serviços da população e agilizar os atendimentos, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) participou da Ação da Cidadania do Programa Governo Presente, realizado na manhã de hoje (8), no município de Barra de Sirinhaém, (76 km do Recife), litoral sul pernambucano. A ação, que contou com o Detran Itinerante, caminhão equipado com guichês, gerador próprio e internet para efetivação dos atendimentos, envolveu profissionais da Diretoria de Fiscalização de Trânsito e da Diretoria de Operações e Engenharia. O atendimento respeitou todos os procedimentos de segurança sanitária contra a Covid-19, como prevenção a saúde da população e dos servidores do órgão.
O atendimento ocorreu das 8h às 12h, no espaço onde funciona a Escola Municipal Leonel Nilo da Silva e ofereceu emissão de taxas, emissão de 2ª vida da CNH, consultas ao sistema do Detran para informações sobre débitos e multas de veículos, emissão de multas e licenciamento. Todos os serviços prestados foram agendados no “Portal PE Cidadão” para evitar aglomeração e antes de entrar na escola todos os usuários têm a temperatura aferida. Além disso, os servidores do Detran-PE estavam usando máscara, respeitando o distanciamento adequado, utilizando álcool em gel para higienização própria e dos atendidos e recebendo uma pessoa por vez.
O diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles considera a iniciativa importante, pois “contribui para reduzir a concentração dos serviços, agiliza a execução e garante maior segurança para todos”. A Ação da Cidadania do Programa Governo Presente é realizado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD-PE). Além de Barra de Sirinhaém, novas edições acontecem em Palmares, nesta quarta-feira (9); Amaraji, na quinta-feira (10); e Cabo de Santo Agostinho, no sábado (12), todos com a participação do Detran Itinerante. As Ações de Cidadania ocorrem em todas as regiões do Estado para garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos para a população.