ARTE: Luiz Rabelo // DETRAN-PE
Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
De olho no respeito, segurança, e um trânsito mais humano, representantes do Detran-PE e da Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife), participaram de reunião para discutir a colaboração entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Durante o encontro, ocorrido na sexta (19), ficou definida uma capacitação dos componentes da Escola Pública de Trânsito, realizada por associados da Ameciclo. A formação será uma das ações do “Maio Amarelo”, mês escolhido para campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito.
Todo treinamento será efetivado por meio de trabalho voluntário, durante quatro encontros semanais. De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, o conteúdo será selecionado em conjunto, e deverá abordar temas educativos, que priorizem a questão do ciclista e que promovam um comportamento alinhado com a cultura da ciclomobilidade. O curso, além disso, vai levantar reflexões necessárias para oferecer cidades melhores à sociedade.
A parceria efetiva a aproximação do Detran-PE com organizações sociais que pensam uma cidade mais inclusiva e sustentável. A Ameciclo foi fundada em 2013 com o objetivo de transformar a cidade em um ambiente mais humano e democrático, por meio do uso da bicicleta. A associação desenvolve atividades que estimulam a cultura da bicicleta no Recife e Região Metropolitana.