FOTOS: Janderson Bezerra// DETRAN-PE

Texto: Jô Lima DRT/PE 1443

Numa parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, e a Universidade de Pernambuco – UPE/Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, foi realizado ontem (12), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, ação em comemoração ao dia dedicado às crianças.

No local, agente de trânsito e técnicos de educação abordaram os pais e explicaram sobre o uso correto da cadeirinha, assento de elevação e bebê conforto e uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo e universitários de Odontologia do Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, coordenados por Gabriela Porto, ressaltaram as consequências de ser imprudente no trânsito. Além disso, todas as crianças que foram abordadas receberam uma foto como lembrança do seu dia. A ação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran.

Segundo o Gerente da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE, Ivson Correia, é necessário que o responsável verifique se o dispositivo utilizado é apropriado à idade, ao peso e à altura da criança e que se adapte adequadamente ao veículo no qual for usado. “Os equipamentos devem possuir o selo do Inmetro e quando instalados, de acordo com os critérios corretos, esses dispositivos reduzem em até 71% o risco de morte em um acidente”.

Correia lembrou ainda que, também serão realizadas lives durante essa semana, quando um agente de trânsito falará sobre o transporte seguro de crianças (equipamentos de retenção, etc) e demonstração como instalar; a gerente de Psicomédica do DETRAN-PE, Juliana Guimarães vai falar sobre os traumas que os acidentes podem gerar nas crianças; e um médico perito do Órgão que falará sobre as lesões e traumas físicos a que crianças transportadas de forma errada estão vulneráveis.

 

Voltar ao topo da página.