Foto: Divulgação DETRAN-PE
Texto: Jô Lima DRT/PE 1443
A Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas” esteve hoje (16), na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda, quando quando levou o Detran Itinerante, caminhão com gerador próprio, banheiro e frigobar para conservação das vacinas, objetivando apoiar a vacinação de idosos contra a gripe (Influenza/H1N1). Assim como em outras localidades, a abordagem foi no modelo “drive thru”, para reduzir o contato pessoal. A ação que aconteceu numa parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Prefeitura do Recife e Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU. Para a ação, o Detran-PE disponibilizou uma equipe de agentes de trânsito, responsável pela ordenação do tráfego no local, além de PK, veículo que tem um letreiro luminoso acoplado, para divulgar o ponto de vacinação. A ação continua hoje (17), no mesmo local.
Esta nova etapa da campanha tem como público-alvo pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Diferentemente da primeira etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta de vacinação para os grupos da segunda fase, mas continua vacinando o público da primeira etapa.
Diante da pandemia provocada pelo coronavírus, o uso do “drive thru” contribui para evitar aglomerações e para oferecer mais conforto aos que já passaram dos 60 anos de idade. Em parceria com as prefeituras municipais, o Detran-PE já realizou operações voltadas para a imunização de idosos nas cidades do Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Escada e Limoeiro. A atuação do órgão vem aliada ao que foi adotado pelo Governo de Pernambuco, para tentar impedir a contaminação da população pelo coronavírus, com medidas preventivas como o isolamento social.