Como forma de prevenir a disseminação do coronavírus na população, o Departamento Estadual de trânsito (Detran-PE) firmou parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes e vai ceder equipes de limpeza, atendimento e de vigilância para atuarem nos terminais de ônibus da Região Metropolitana. A iniciativa já vale a partir desta segunda-feira (30), que inicialmente terá 82 profissionais terceirizados, sendo 15 de vigilância, 25 de limpeza e 42 de atendimento, monitorando linhas críticas em 16 terminais e nove corredores de ônibus. Os grupos vão atuar em dois turnos de segunda a sexta: o primeiro das 5h30 às 9h30, e o segundo, das 16h às 20h. A medida foi uma solicitação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, feita ao diretor Presidente do Detran-PE.
Para o diretor geral do Detran-PE, Sebastião Marinho, que representou o presidente do departamento de trânsito, Roberto Fontelles em reunião com diretores e coordenadores dos dois órgãos, a iniciativa amplia a cooperação do Detran com a prevenção da população. “Além disso, visando o menor contato entre as pessoas, suspendemos os serviços presenciais e reforçamos os atendimentos emergenciais ‘on-line’”, exemplifica.
As informações repassadas pelo Grande Recife, indicam que os trabalhos nos terminais eram realizados por 1,7 mil funcionários antes do surgimento do coronavírus. Após a pandemia, o número caiu para 700. O diretor de Atendimento do Detran-PE, Cel. Felipe Oliveira esclarece que todos os profissionais disponibilizados já atendem ao público nas unidades do Detran-PE. “Haverá apenas uma readequação para expandir os serviços aos terminais”, detalha.
Além de contribuir com a melhoria de condições higiênicas nos terminais de transportes do Grande Recife, o Detran-PE participa da campanha de vacinação contra gripe (Influenza/H1N1) para idosos em parceria com prefeituras da Região Metropolitana. É mais uma investida em favor de fortalecer a imunização de pessoas vulneráveis.
Além do diretor geral, Sebastião Martinho, a reunião que definiu a atuação nos terminais rodoviários também contou com a participação do diretor de Gestão, Gustavo Carneiro Leão, do diretor de Gestão, Cel. Felipe Oliveira, e do coordenador de Segurança e Transportes, Cid Clayton Santos, pelo Detran-PE. Representando o Grande Recife Consórcio de Transportes, estavam: José Eduardo Barros, Augusto Sarmento e Felipe Albuquerque, da Diretoria de Engenharia; e Fábio Holanda e Helton Gibson, da Diretoria de Operações.