Caso seja necessário realizar a Atualização de Conhecimentos para renovar a CNH, o cidadão poderá escolher uma das 3 opções a seguir, após realizar os exames médicos/psicológicos:

Opção 1:

Realizar Curso de Atualização para Renovação da CNH na modalidade Presencial.

Nesta situação, não há exigência de realização de prova no DETRAN-PE.


Opção 2:

Realizar Curso de Atualização para Renovação da CNH na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Nesta situação, é obrigatória a realização de prova presencial no DETRAN-PE. Após a conclusão do curso, o cidadão deve acessar o serviço Renovação da CNH para agendar a sua prova. Também é possível agendar a Prova, acessando o serviço de "Prova Teórica".

Em caso de reprovação:

Se for reprovado, o cidadão poderá realizar novamente a prova (reteste) quantas vezes forem necessárias para alcançar a aprovação, até o prazo de validade do seu serviço de Renovação da CNH (prazo de validade dos exames médicos).

O intervalo mínimo entre cada reprovação e o reteste é de 5 dias.


Opção 3:

Realizar estudos de forma autodidata.

Nesta situação, é obrigatória a realização de prova presencial no DETRAN-PE. O cidadão deve acessar o serviço Renovação da CNH para agendar a sua prova.

Os conteúdos a serem estudados se referem às disciplinas "Direção Defensiva" e "Noções de Primeiros Socorros", determinadas pela legislação de trânsito vigente (Resolução CONTRAN 789/2020).

Para auxílio ao estudo, o DETRAN-PE disponibiliza os materiais pedagógicos a seguir:

Em caso de reprovação:

Se for reprovado, o cidadão terá direito a realizar 1 reteste.

O intervalo mínimo entre a reprovação e o reteste é de 5 dias.

Se for reprovado neste reteste, deverá obrigatoriamente realizar o "Curso de Atualização para Renovação da CNH" na modalidade Presencial.

Observação: no momento da abertura do serviço "Renovação da CNH", o sistema do DETRAN-PE indicará se o cidadão precisa ou não realizar Atualização de Conhecimentos.

Voltar ao topo da página.