- Desenvolvido pelo DETRAN-PE desde 2004 e executado pela Coordenadoria de Educação de Trânsito através da Gerência de Produção Pedagógica, o Programa de Fiscalização e Monitoramento Pedagógico - PROFIMP - tem como objetivo monitorar fiscalizar as Entidades Credenciadas para Educação de Trânsito visando fortalecer a importância do seu papel social como Instituições de Ensino corresponsáveis na construção de um trânsito seguro, humano e cidadão.
Frentes de Atuação
O programa se propõe a atuar junto a três tipos de entidades voltadas à prestação dos seguintes serviços:
- Formação, atualização e reciclagem dos condutores, através dos Centros de Formação de Condutores.
- Cursos especializados para condutores e suas respectivas atualizações, através das Entidades vinculadas ao Sistema “S” e Entidades de Direito Adquirido.
- Formação e atualização profissional dos recursos humanos responsáveis pela formação de condutores: instrutoria, diretorias de ensino e geral das
- Entidades Credenciadas para Educação de Trânsito, através das Instituições de Ensino Superior - IES e das vinculadas ao Sistema “S”, assim como demais entidades com capacidade técnica comprovada.
Ações Estratégicas
Para cumprir seu objetivo, o PROFIMP conta com as seguintes ações estratégicas:
- Visitas Técnicas de Monitoramento.
- Visitas Técnicas de Fiscalização e Ação Conjunta.
- Atendimentos internos personalizados.
- Reuniões de Monitoramentos Específicos.
- Análise dos instrumentos pedagógicos.
- Capacitações, Oficinas e Seminários.
Ranking Pedagógico
O Ranking se configura como o resultado de um processo de avaliação, gerado a partir de indicadores de qualidade. Esses indicadores permitem verificar a qualidade dos serviços prestados, partindo de critérios de eficácia previamente estabelecidos, contribuindo como ferramenta de gestão. O Ranking Pedagógico gera subsídios para correção de deficiências, e sinaliza potencialidades, constituindo-se como referência para a elaboração de ações focadas na excelência dessas instituições.
Tipos de Entidades Credenciadas
A partir das frentes de atuação, pode-se distinguir quatro grupos:
- Centros de Formação de Condutores (CFCs).
- Entidades do Sistema “S”.
- Instituições do Ensino Superior (IES).
- Entidades de Direito Adquirido.