Fotos: Divulgação DETRAN-PE
Texto: Jô Lima DRT/PE 1443
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, levou ontem (07), para a Rua Raul Azedo com Frei Leandro, Boa Viagem, local que a equipe de inteligência detectou uma maior incidência de alcoolemia, a Blitz da Operação Rota de Fuga – ORF, que vem fugindo do tradicional modelo da blitz estática, investindo na descentralização de suas equipes, com raio de cobertura abrangendo a via principal e suas secundárias, que recebem o trânsito dessa principal, tornando-se potenciais rotas de fuga para os infratores.
Conforme destacou Paulo Paz, Gerente de Fiscalização do DETRAN-PE, antes de realizar a blitz, agentes de trânsito da ORF realizam estudo prévio em locais estratégicos, mapeando as recorrências de infrações. Com base nisso, a fiscalização monta a blitz nas potenciais rotas de fugas, acessadas pelos motoristas.
A ação contou com 10 agentes, 4 viaturas, 4 motos e guinchos, além do apoio do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, e o 19º Batalhão da Polícia Militar – BPM. Ao todo foram realizadas cerca de 105 abordagens de veículos, desses, 44 foram autuados e 78 testes de alcoolemia forma realizados, além da remoção de 6 veículos para o deposito do Órgão.
A ORF atua de forma descentralizada, onde as equipes fazem com que seu raio de cobertura abranja uma via principal e as vias nas quais deságua o trânsito dessa principal, tornando-se potenciais rotas de fuga para os infratores, afastando-se do modelo tradicional da blitz estática. Dessa forma, as equipes focam a fiscalização de alcoolemia, disputa de velocidade, manobras arriscadas, entre outros.