Fotos: Divulgação DETRAN-PE
Texto: Assessorias de Imprensa do DETRAN-PE e da Secretaria de Defesa Social
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, participou de 01 a 12 de setembro da Operação Integrada Noronha Fase 1. Ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, Ministério Público e Administração da Ilha de Fernando de Noronha. Além do DETRAN-PE, participaram o Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran, Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente - Cipoma, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica;
O Órgão de trânsito levou a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, recepcionando os turistas no aeroporto, disponibilizando o etilômetro para quem desembarcava no arquipélago, além do trabalho de vistoria e emissão de nada consta na Ciretran local. Em conjunto com o BPTran, os agentes de trânsito deram mais segurança aos turistas e moradores da Ilha.
Já a Polícia Científica trabalhou incansavelmente na liberação de laudo pericial de identificação veicular para atualização da base de dados estadual. No mesmo período, o Corpo de Bombeiros procedeu fiscalização em todos os estabelecimentos comerciais e ocupações variadas da ilha, orientando sobre a necessidade de regularização técnicas contra incêndio. Polícia Militar, por meio do Cipoma, contribuindo para redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI’s, e Crimes Violentos contra o Patrimônio - CVP’s, realizou a Operação Bar Seguro. Durante a operação, nove viaturas, sendo quatro motos e cinco carros deram apoio ao efetivo.
Entre os números apurados, a realização de nove palestras preventivas, levando orientação de segurança para ilhéus e visitantes; a realização de nove blitzes de trânsito, entre elas, duas da Lei Seca. A abordagem de 617 veículos de passeio; 125 motos e ciclomotores, 39 táxis e quatro ônibus, todos devidamente revistados, juntamente com seus condutores.
Durante as abordagens, três veículos, oito CNHs e três CRLVs foram recolhidos, por haver irregularidades e 14 multas por alcoolemia foram aplicadas, a partir dos testes realizados em 382 pessoas, das 447 abordadas. Apenas 14 delas recusaram se submeter ao bafômetro. Além da fiscalização no trânsito, foram realizadas vistorias em bares, restaurantes e similares. Ao todo, 45 vistorias técnicas foram feitas pelo Corpo de Bombeiros, resultando em 29 notificações expedidas para esses estabelecimentos. Além desses, os bombeiros militares também vistoriaram 154 pousadas e similares de Noronha, resultando na expedição de 62 notificações.
OUTROS NÚMEROS DA OPERAÇÃO
Realização de 27 laudos Periciais, 32 Perícias de Identificação veicular e 52 Vistorias Veicular/Nada Consta.